PROTAGONISMO NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
Este artigo objetiva analisar o protagonismo das crianças na educação infantil. É importante conhecermos se ocorre o protagonismo das crianças nos processos de mediação, interação e negociação entre os adultos e as crianças. O referencial teórico abarca autoras/es sobre infâncias, protagonismo e educação infantil. Utilizamos como procedimentos metodológicos a observação participante e entrevistas com dez crianças de pré-escola e duas professoras, no período de novembro de 2019 a maio de 2020. Os resultados apontam: a) pouca compreensão das professoras sobre os direitos das crianças que assegurem, nos espaços infantis, a escuta, a voz e o protagonismo das crianças; b) o protagonismo não acontece na sua totalidade e as professoras apontam dificuldades no processo de mediação do protagonismo infantil durante o desempenho das atividades pedagógicas. Em síntese, é importante conhecer o ponto de vista da criança, sua capacidade, e valorizar o seu protagonismo nos cotidianos das instituições de Educação Infantil.
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