ATOR, MÁSCARA, PERSONAGEM
Resumo
Esse trabalho é a tradução de um ensaio escrito por Stéphane Braunschweig no qual é abordada a temática do uso e desuso das máscaras no teatro. O autor discorre sobre o sentido do mascaramento e desmascaramento do ator ao longo da história do teatro e os principais autores de peças que utilizaram da máscara física ou metafórica para a elaboração da atuação dos atores. Braunschweig oferece ainda uma reflexão sobre o sentido psicológico da exibição, reconhecimento e transparência que aparece na técnica cênica no século XX e como as concepções teatrais contemporâneas lidam com o papel do ator ao interpretar o personagem e/ou si mesmo.
Referências
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).