PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO: PRODUÇÃO DE VALORES PÚBLICOS NO SERVIÇO DE JUSTIÇA
Resumo
No Brasil os valores públicos, por essência, emergem da legislação. Foram identificados valores públicos gerais da administração pública e os valores exclusivos do Poder Judiciário brasileiro. A partir da revisão de literatura foi possível identificar que no serviço de justiça brasileiro são produzidos 21 valores públicos, dos quais 05 são valores gerais da administração pública e 16 são valores judiciais exclusivos. Os 16 valores públicos exclusivos do Poder Judiciário foram apesentados para experts que, em validação de face, reconheceram a existência e aplicabilidade desses valores. O artigo traz uma exposição teórica, discussão com validação de face por experts, reflexões conclusivas e indicação de estudos futuros. O estudo busca contribuir alertando que a produção de valores públicos judiciais fortalece a credibilidade do Poder Judiciário e a própria razão de ser do Estado Democrático de Direito brasileiro.
Referências
BRASIL. (2018). Constituição da República Federativa do Brasil. Site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso: 31 mai.2021.
CORREIA, Pedro Miguel Alves Ribeiro; BILHIM, João Abreu de Faria. Diferenças nas percepções dos valores organizacionais dos gestores públicos em Portugal. Revista de Administração Pública, v. 51, n. 6, p. 987-1004, 2017.
CROTTY, Michael; CROTTY, Michael F. The foundations of social research: Meaning and perspective in the research process. Sage, 1998.
SILVA, Olmiro Ferreira. Strong. Indicativos Axiológicos e Respectivamente Hierarquizadores na Constituição Federal. MOMENTUM, v. 1, n. 7, p. 9-34, 2009.
FERNÁNDEZ‐GUTIÉRREZ, Marcos; VAN DE WALLE, Steven. Equity or efficiency? Explaining public officials' values. Public Administration Review, v. 79, n. 1, p. 25-34, 2019.
JØRGENSEN, Troels Bo, BOZEMAN, Barry. Public Values. Administration & Society, 39 (3), 354-381, 2007.
KAUFMAN, H. The limits of organizational change. Routledge, 2017.
MINTROM, Michael; LUETJENS, Joannah. Creating public value: Tightening connections between policy design and public management. Policy Studies Journal, v. 45, n. 1, p. 170-190, 2017.
MOORE, Mark H. Creating public value: Strategic management in government. Harvard university press, 1995.
NABATCHI, Tina. Public values frames in administration and governance. Perspectives on Public Management and Governance, v. 1, n. 1, p. 59-72, 2018.
NEGRI, Sandra. A produção de valores públicos de gestão no poder judiciário brasileiro sob a ótica da teoria de Moore. 2019. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, 2019.
PEDRO, Ana Paula. Ética, moral, axiologia e valores: confusões e ambiguidades em torno de um conceito comum. Kriterion: revista de filosofia, v. 55, n. 130, p. 483-498, 2014.
PORTER, M. E., KRAMER, M. R. The big idea. Creating shared value. Harvard Business Review, (February), 63-77, 2011.
VAN DER WAL, Zeger et al. Central values of government and business: Differences, similarities, and conflicts. Public Administration Quarterly, p. 314-364, 2006.
VAN DER WAL, Zeger; DE GRAAF, Gjalt; LASTHUIZEN, Karin. What’s valued most? Similarities and differences between the organizational values of the public and private sector. Public administration, v. 86, n. 2, p. 465-482, 2008.
VAN DER WAL, Z. (2017). The 21st Century Public Manager. Challenges, People and Strategies. London: Palgrave- Macmillan Publishers Limited, 2017.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).