O LÚDICO COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Com base no Referencial Curricular para Educação infantil um de seus princípios essenciais na Educação Infantil “o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;” o brincar como manifestação da imaginação e criatividade da criança no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O trabalho buscou apresentar o lúdico como uma ferramenta facilitadora de estímulos cognitivos, afetivos e socializador das crianças. O ambiente educacional neste contexto deve estar associado ao lúdico contribuindo para o desenvolvimento infantil, além de ser um ambiente destinado a aquisição de conhecimentos, e cabe ao profissional de ensino conduzir tais processos evolutivos com objetivos claramente direcionados, a fim de relacionar o lúdico aos objetos de conhecimentos, habilidades e competências atribuídas a Educação Infantil. O trabalho buscou analisar as contribuições do Lúdico no processo de ensino e aprendizagem, e a importância do professor como mediador das aquisições de conhecimentos dentro do ambiente educacional.
Referências
BRASIL, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Brincar e suas teorias. São Paulo; Cengage Learning Editores, 1998. 172 páginas. Disponível em:
https://books.google.com.br/books?id=iK3UejO34YYC&printsec=frontcover&hl=pt-br&source=gbs_atb#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 08 de Abril de 2020.
LIMA, Valeska Nogueira de. O brincar como linguagem essencial da criança; pág. 34 a 37. Recife, Construir Noticias. Ano 12 , maio / junho ; 2013.
PIAGET, Jean. A Psicologia da Criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
MALUF, Â. C. M. Brincar prazer e aprendizado. Petrópolis, RJ:Vozes,2003.
SANTANA, José Ovídio. Utilização de jogos educativos como estratégia de ensino; pág. 38 a 41. Recife, Construir Noticias. Ano 12 , maio / junho ; 2013.
SOUZA, Marcos L. Praticas Lúdicas na Educação Infantil: A importância do brincar na Educação Infantil ; Clube de Autores (managed) – 2018. 98 páginas. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=I8d5DwAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 08 de Abril de 2020.
VYGOTSKY, Lev. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).