O LÚDICO COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
Com base no Referencial Curricular para Educação infantil um de seus princípios essenciais na Educação Infantil “o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;” o brincar como manifestação da imaginação e criatividade da criança no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O trabalho buscou apresentar o lúdico como uma ferramenta facilitadora de estímulos cognitivos, afetivos e socializador das crianças. O ambiente educacional neste contexto deve estar associado ao lúdico contribuindo para o desenvolvimento infantil, além de ser um ambiente destinado a aquisição de conhecimentos, e cabe ao profissional de ensino conduzir tais processos evolutivos com objetivos claramente direcionados, a fim de relacionar o lúdico aos objetos de conhecimentos, habilidades e competências atribuídas a Educação Infantil. O trabalho buscou analisar as contribuições do Lúdico no processo de ensino e aprendizagem, e a importância do professor como mediador das aquisições de conhecimentos dentro do ambiente educacional.
References
BRASIL, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Brincar e suas teorias. São Paulo; Cengage Learning Editores, 1998. 172 páginas. Disponível em:
https://books.google.com.br/books?id=iK3UejO34YYC&printsec=frontcover&hl=pt-br&source=gbs_atb#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 08 de Abril de 2020.
LIMA, Valeska Nogueira de. O brincar como linguagem essencial da criança; pág. 34 a 37. Recife, Construir Noticias. Ano 12 , maio / junho ; 2013.
PIAGET, Jean. A Psicologia da Criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
MALUF, Â. C. M. Brincar prazer e aprendizado. Petrópolis, RJ:Vozes,2003.
SANTANA, José Ovídio. Utilização de jogos educativos como estratégia de ensino; pág. 38 a 41. Recife, Construir Noticias. Ano 12 , maio / junho ; 2013.
SOUZA, Marcos L. Praticas Lúdicas na Educação Infantil: A importância do brincar na Educação Infantil ; Clube de Autores (managed) – 2018. 98 páginas. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=I8d5DwAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 08 de Abril de 2020.
VYGOTSKY, Lev. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).