O IMÁGINARIO DA LITERATURA INFANTIL NA INCLUSÃO ÉTNICO RACIAL
Resumo
Tendo em vista que a educação é à base da ordem social e por sua vez é a principal ferramenta da sociedade para socializar as crianças, que acabam por fazer parte de um conjunto de regras ditas obrigatórias que garantem a boa convivência em sociedade, onde a Constituição Federal assegura os seus direitos e deveres sociais, é fundamental que a instituição escolar possibilite a integração ou a interação do grupo escolar, bem como sua participação ativa e reflexiva em nossa sociedade. Desse modo este trabalho tem o ideal de colaborar para assimilação de normas básicas de convívio social e principalmente de promover uma prática nestes primeiros contatos com o meio escolar para exercitar o respeito mútuo, a fim de despertar no educando a capacidade de experimentar diferentes impressões acerca de seu papel social e moral em relação aos outros de seu convívio. Através da literatura infantil, a criança terá a oportunidade de formar a sua personalidade e cidadania e também fortalecer a comunhão e o respeito ao seu próximo que será aqui enfatizado sobre as questões de identidade própria e étnico-racial, valorizando as diversidades que compõe a nossa sociedade, integrando a realidade como base dos conhecimentos e preparando o educador, a escola e o educando para a valorização da diversidade racial.
Referências
ALBUQUERQUE, Rosangela N. Multiculturismo e o dialogo na Educação. Multiculturismo, pág. 5 a 10. Recife, Construir Noticias. Ano 12, Maio / Junho; 2013.
BRASIL. Lei nº 9394,de 20 de dezembro de 1996-Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. MEC. Brasília: 1996.
_____. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF,1998.
_____. Institui a obrigatoriedade no Currículo Oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-brasileira” nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares. MEC. Brasília: 2003.
_____. Orientações para a educação das relações Étnico-Raciais. MEC/SECAD. Brasília: 2006.
LIMA, Fernanda Alencar- A literatura infantil afro brasileira na construção da identidade étnico racial/ Fernanda Alencar Lima, Maria Celeste Conceição Gama- Recife 2018 – 70 f. UFRPE.
NETO, Armando Correia Siqueira. In: A moral na Educação Infantil, Pernambuco, editora Multimarcas, 2007 edição nº36.
ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil na escola (2015), Global Editora e Distribuidora Ltda., 4 de Set de 2015 - 240 páginas.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).