A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO FERRAMENTA DE REFLEXÃO SOBRE A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavras-chave: Currículo. BNCC. Políticas Educacionais. Práticas Pedagógicas.

Resumo

Neste estudo objetivamos relatar a experiência pedagógica de um curso de formação oferecido para professores da rede pública estadual, no qual os participantes refletiram sobre aspectos inerentes ao currículo escolar, diante da necessidade de (re)organização curricular a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental em 2017 e a do Ensino Médio em 2018. A temática foi abordada em encontros presenciais, por meio de aulas expositivas e dialogadas, debates, atividades práticas, leituras e problematizações embasadas em estudos no campo do currículo, no próprio conteúdo do documento da BNCC e seus textos de apoio. Conclui-se que o curso pode ter proporcionado aos professores subsídios teóricos e metodológicos para compreenderem a proposição de uma base curricular e, por conseguinte, refletirem sobre a construção de um currículo que atenda as demandas de suas realidades educacionais, bem como a constituição de suas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Nadiane Feldkercher, Universidade Estadual de Maringá

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora da Universidade Estadual de Maringá, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática da Educação. 

Claudimir Ribeiro, Escola de Educação Básica Galeazzo Paganelli - Santa Catarina

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa (2003) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, campus de Joaçaba – SC. Especialização em Fundamentos do Currículo (2020) também pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Professor efetivo da rede Estadual de Santa Catarina – SC e atua na Escola de Educação Básica Galeazzo Paganelli, Vargem Bonita – SC.

 

Simone Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Pós-doutorado em Educação (UFPel). Doutora e Mestre em Educação (UFPel). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), docente do Programa de Pós-graduação em Educação e integrante do Grupo de Pesquisa em Gestão, Currículo e Políticas Educativas vinculado ao CEPE - Centro de Estudos em Políticas Educativas: Gestão, Currículo e Trabalho Docente da FAE/UFPel.

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Publicado
2021-12-16
Seção
Relatos de Experiência