A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO FERRAMENTA DE REFLEXÃO SOBRE A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NO CONTEXTO ESCOLAR
Abstract
Neste estudo objetivamos relatar a experiência pedagógica de um curso de formação oferecido para professores da rede pública estadual, no qual os participantes refletiram sobre aspectos inerentes ao currículo escolar, diante da necessidade de (re)organização curricular a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental em 2017 e a do Ensino Médio em 2018. A temática foi abordada em encontros presenciais, por meio de aulas expositivas e dialogadas, debates, atividades práticas, leituras e problematizações embasadas em estudos no campo do currículo, no próprio conteúdo do documento da BNCC e seus textos de apoio. Conclui-se que o curso pode ter proporcionado aos professores subsídios teóricos e metodológicos para compreenderem a proposição de uma base curricular e, por conseguinte, refletirem sobre a construção de um currículo que atenda as demandas de suas realidades educacionais, bem como a constituição de suas práticas pedagógicas.
References
AGUIAR, Márcia Angela da Silva. Relato da resistência à instituição da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação mediante pedido de vista e declarações de voto. In: AGUIAR, Márcia Angela da Silva; DOURADO, Luiz Fernandes. (org.) A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: Anpae, 2018. p. 08-23. Disponível em: http://www.anpae.org.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em: 10 mar. 2019.
BECKER, Fernando. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos. In. BECKER, Fernando. Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 15-32.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 abr. 2019.
BRASIL. Resolução nº 3, 21 de novembro de 2018. Diário Oficial da União. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Brasília, DF, 22 de novembro de 2018. Seção 1, p.21. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/dcnem.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.
HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa. [online], v. 46, n. 159, p. 38-62. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/198053143572. Acesso em: 25 out. 2018.
MENDONÇA, Erasto Fortes. PNE e Base Nacional Comum Curricular (BNCC): impactos na gestão da educação e da escola. In: AGUIAR, Márcia Angela da Silva; DOURADO, Luiz Fernandes. (org.) A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: Anpae, 2018. p. 34-37. Disponível em: http://www.anpae.org.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em: 10 mar. 2019.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo: concepções, políticas e teorizações. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/wp-content/uploads/2020/08/211-1.pdf. Acesso em: 10 out. 2018.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica, Florianópolis: IOESC, 2014. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/documentos/ensino-89/proposta-curricular-156/4326-proposta-curricular-final. Acesso em: 10 nov. 2018.
SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis, 2019. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/documentos/bncc-sc/8223-versao-web-curriculo-base-da-educacao. Acesso em: 17 ago. 2019.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
THIESEN, Juares da Silva. Vinte anos de discussão e implantação da Proposta Curricular de Santa Catarina na rede de ensino: desafios para um currículo de base-histórico-cultural. Percursos, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 41-54, jul./dez. 2007. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/download/1556/1297/2701. Acesso em: 10 nov. 2018.
YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v28n101/a0228101.pdf. Acesso em: 15 out. 2018.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).