ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GESTÃO EDUCACIONAL E ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Formação de Professores. Estágio Supervisionado. Estágio de Docência. Gestão Educacional.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar uma experiência que articulou o Estágio Supervisionado de Gestão Educacional no Curso de Pedagogia ao Estágio de Docência da Pós-Graduação em Educação. A formação de professores-gestores-investigadores esteve embasada nos princípios de investigação-proposição, além de ressaltar a importância das relações entre teoria e prática e o diálogo entre instituições e profissionais da educação básica e educação superior. O relato privilegiou três eixos temáticos que mostram as articulações dos estágios realizados: 1) gestão de sistemas de ensino e gestão escolar; 2) desafios da gestão escolar democrática; 3) o trabalho do coordenador pedagógico. A experiência resultou em benefícios para instituições e sujeitos envolvidos nos estágios, já que propiciou momentos e espaços de formação e reflexões sobre vivências e práticas profissionais.

Biografia do Autor

Cláudia da Mota Darós Parente, UNESP

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). 

Carla Mayara dos Santos de Jesus, Unesp

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). 

Elaine Valeria do Nascimento, Unesp

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). 

Jaqueline Lima Fidalgo e Silva, Unesp

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). 

Referências

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Publicado
2021-07-22