ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GESTÃO EDUCACIONAL E ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Abstract
O presente artigo tem como objetivo relatar uma experiência que articulou o Estágio Supervisionado de Gestão Educacional no Curso de Pedagogia ao Estágio de Docência da Pós-Graduação em Educação. A formação de professores-gestores-investigadores esteve embasada nos princípios de investigação-proposição, além de ressaltar a importância das relações entre teoria e prática e o diálogo entre instituições e profissionais da educação básica e educação superior. O relato privilegiou três eixos temáticos que mostram as articulações dos estágios realizados: 1) gestão de sistemas de ensino e gestão escolar; 2) desafios da gestão escolar democrática; 3) o trabalho do coordenador pedagógico. A experiência resultou em benefícios para instituições e sujeitos envolvidos nos estágios, já que propiciou momentos e espaços de formação e reflexões sobre vivências e práticas profissionais.
References
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CP n. 1, 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf Acesso em: 25 jan. 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica [...]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=77781%E2%80%9D Acesso em: 25 jan. 2021.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2006.
DI GIOVANNI, Geraldo; NOGUEIRA, Marco Aurélio. Introdução. In: DI GIOVANNI, Geraldo; NOGUEIRA, Marco Aurélio (orgs.). Dicionário de Políticas Públicas. São Paulo: UNESP, 2018. p. 15-32.
LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
PARENTE, Cláudia da Mota Darós. O estágio supervisionado e a formação do pedagogo: considerações e práticas. In: PARENTE, Cláudia da Mota Darós; PARENTE, Juliano Mota. Pedagogia em ação: ensino, pesquisa e extensão na formação dos profissionais da educação. São Cristóvão: Editora UFS, 2010.p. 65-75.
PARENTE, Cláudia da Mota Darós; MATTOS, Maria José Viana Marinho de. O estágio supervisionado na formação dos profissionais da educação. In: PARENTE, Cláudia da Mota Darós; VALLE, Luiza Elena L. Ribeiro do. A formação de professores e seus desafios frente às mudanças sociais, políticas e tecnológicas. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 63-74.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 147, p. 754-771, 2012.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Resolução n. 4, de 22 de janeiro de 1997. Regulamenta os estágios de docência de alunos de Pós-Graduação nos cursos de Graduação da Unesp. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/propg/sobre/legislacao20118/legislacoes-unesp/ Acesso em: 25 jan. 2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Resolução n. 78, de 5 de setembro de 2002. Altera a Resolução UNESP 4-97, que regulamenta os estágios de docência de alunos de Pós-graduação nos cursos de Graduação da Unesp. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/propg/sobre/legislacao20118/legislacoes-unesp/ Acesso em: 25 de jan. 2021.
VIEIRA, Sofia Lerche. Políticas e gestão da educação básica: revisitando conceitos simples. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 23, n. 1, p. 53-69, 2007.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).