BIBLIOTECA E VITRAL DO COLÉGIO SANTA CRUZ: UM LUGAR QUE REMEMORA E UM ARTEFATO QUE CONTA HISTÓRIA
Resumo
Este artigo objetiva estudar dois espaços do Colégio Santa Cruz dedicados ao intelectual que contribuiu na elaboração do projeto pedagógico da referida escola, onde é considerado a alma da instituição: Paul-Eugène Charbonneau. Isto posto, e considerando que as instituições escolares abrigam memórias de um passado ainda presente, este artigo destaca que estes dois espaços mantêm a memória do padre intelectual ao mesmo tempo que retratam todo o processo histórico educativo da escola, incluindo seus ideais e princípios. Assim, a ideia de comunicação com o passado se torna relevante no sentido de que a escola não se autodestrói, ela se reconstrói, mediante a observação da atuação de determinados sujeitos que, mesmo pertencentes a um passado remoto, têm uma ligação particular com a instituição e revelam símbolos que são preponderantes no processo de continuidade do espaço escolar, sobretudo no que diz respeito a ter respaldo para se modernizar.
Referências
DARNTON, Robert. A questão dos livros. Tradução por Daniel Pellizzari. São Paulo: Cia. das Letras, 2010.
FELGUEIRAS, Margarida Louro. Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa. Revista Pro-Posições, v. 16, n. I (46), 2005, p. 87-102
MICHELOTTI, Denise. Arte em vitrais: a salvaguarda, a extroversão e a sociomuseologia. 2011. 118f. Dissertação (Mestrado em Museologia) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2012.
MOGARRO, Maria João. Património Educativo e modelos de Cultura Escolar na História da Educação em Portugal. Revista Cuestiones Pedagógicas, n. 22, 2013, p. 67-102.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, vol. 10, p. 7-28, dez., 1993.
NUNES, Ricardo Ferreira. Vitreorum Ministerium: o didatismo dos vitrais medievais, história e linguagem visual – os vitrais da Yorkminster. 2012. 162f. Tese (Doutorado em Linguística Geral) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
PANOFSKY, Erwin. Iconografia e iconologia. In: PANOFSKY, Erwin. O significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2001, p. 47-87.
POSSAMAI, Zita Rosane. Patrimônio e História da Educação - aproximações e possibilidades de pesquisa. Revista de História da Educação, v. 16, n. 36, 2012, p. 110-120.
SILVA, Alexandra Lima da Silva; ORLANDO, Evelyn de Almeida. Memória e patrimônio na história da educação: possibilidades e desafios. Cadernos de História da Educação, v. 18, n. 2, 2019, 425-444.
TRINCHÃO, Gláucia Maria Costa; OLIVEIRA, Lysie dos Reis. A história contada a
partir do desenho. In: Congresso Internacional de Engenharia Gráfica nas Artes e
no Desenho, 2.; Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico,
13., 1998, Feira de Santana. Anais... Feira de Santana: Graphica 98, p. 156-154.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).