BIBLIOTECA E VITRAL DO COLÉGIO SANTA CRUZ: UM LUGAR QUE REMEMORA E UM ARTEFATO QUE CONTA HISTÓRIA

Résumé

Este artigo objetiva estudar dois espaços do Colégio Santa Cruz dedicados ao intelectual que contribuiu na elaboração do projeto pedagógico da referida escola, onde é considerado a alma da instituição: Paul-Eugène Charbonneau. Isto posto, e considerando que as instituições escolares abrigam memórias de um passado ainda presente, este artigo destaca que estes dois espaços mantêm a memória do padre intelectual ao mesmo tempo que retratam todo o processo histórico educativo da escola, incluindo seus ideais e princípios. Assim, a ideia de comunicação com o passado se torna relevante no sentido de que a escola não se autodestrói, ela se reconstrói, mediante a observação da atuação de determinados sujeitos que, mesmo pertencentes a um passado remoto, têm uma ligação particular com a instituição e revelam símbolos que são preponderantes no processo de continuidade do espaço escolar, sobretudo no que diz respeito a ter respaldo para se modernizar.

Bibliographies de l'auteur

Bárbara da Silva Santos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Licenciada em Pedagogia, Mestre em Educação, Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). 

Evelyn de Almeida Orlando, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutora e Mestre em Educação, Licenciada em Pedagogia, Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). 

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Publiée
2021-04-14