BIBLIOTECA E VITRAL DO COLÉGIO SANTA CRUZ: UM LUGAR QUE REMEMORA E UM ARTEFATO QUE CONTA HISTÓRIA
Abstract
Este artigo objetiva estudar dois espaços do Colégio Santa Cruz dedicados ao intelectual que contribuiu na elaboração do projeto pedagógico da referida escola, onde é considerado a alma da instituição: Paul-Eugène Charbonneau. Isto posto, e considerando que as instituições escolares abrigam memórias de um passado ainda presente, este artigo destaca que estes dois espaços mantêm a memória do padre intelectual ao mesmo tempo que retratam todo o processo histórico educativo da escola, incluindo seus ideais e princípios. Assim, a ideia de comunicação com o passado se torna relevante no sentido de que a escola não se autodestrói, ela se reconstrói, mediante a observação da atuação de determinados sujeitos que, mesmo pertencentes a um passado remoto, têm uma ligação particular com a instituição e revelam símbolos que são preponderantes no processo de continuidade do espaço escolar, sobretudo no que diz respeito a ter respaldo para se modernizar.
References
DARNTON, Robert. A questão dos livros. Tradução por Daniel Pellizzari. São Paulo: Cia. das Letras, 2010.
FELGUEIRAS, Margarida Louro. Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa. Revista Pro-Posições, v. 16, n. I (46), 2005, p. 87-102
MICHELOTTI, Denise. Arte em vitrais: a salvaguarda, a extroversão e a sociomuseologia. 2011. 118f. Dissertação (Mestrado em Museologia) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2012.
MOGARRO, Maria João. Património Educativo e modelos de Cultura Escolar na História da Educação em Portugal. Revista Cuestiones Pedagógicas, n. 22, 2013, p. 67-102.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, vol. 10, p. 7-28, dez., 1993.
NUNES, Ricardo Ferreira. Vitreorum Ministerium: o didatismo dos vitrais medievais, história e linguagem visual – os vitrais da Yorkminster. 2012. 162f. Tese (Doutorado em Linguística Geral) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
PANOFSKY, Erwin. Iconografia e iconologia. In: PANOFSKY, Erwin. O significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2001, p. 47-87.
POSSAMAI, Zita Rosane. Patrimônio e História da Educação - aproximações e possibilidades de pesquisa. Revista de História da Educação, v. 16, n. 36, 2012, p. 110-120.
SILVA, Alexandra Lima da Silva; ORLANDO, Evelyn de Almeida. Memória e patrimônio na história da educação: possibilidades e desafios. Cadernos de História da Educação, v. 18, n. 2, 2019, 425-444.
TRINCHÃO, Gláucia Maria Costa; OLIVEIRA, Lysie dos Reis. A história contada a
partir do desenho. In: Congresso Internacional de Engenharia Gráfica nas Artes e
no Desenho, 2.; Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico,
13., 1998, Feira de Santana. Anais... Feira de Santana: Graphica 98, p. 156-154.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).