A FORMAÇÃO DE PROFESSORES OFERTADA PELO INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO AOS PROFESSORES DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPO INTEGRAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: VOZES DE PARTICIPANTES DO PROCESSO

Palavras-chave: Formação docente. educação profissional. tempo integral. ICE.

Resumo

Este trabalho apresenta a análise de entrevistas realizadas com as  técnicas pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), do Rio Grande do Norte - RN, sobre a formação de professores dos centros de Educação Profissional  em Tempo Integral, ofertada pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). O trabalho tem respaldo em teóricos como Pimenta (2012), Saviani (1997) e Silvia (2012) em relação aos saberes necessários à formação docente; e Moura (2008, 2014), Machado (2008) e Araújo (2008), sobre a  formação docente para o professor de EPT. A metodologia usada é analítica e exploratória. Os resultados apresentam possíveis contribuições da formação ofertada pelo ICE aos professores, mas configura-se a necessidade de uma formação permanente e específica para os professores  de EPT.

Biografia do Autor

Lúcia de Fátima Monteiro, IFRN

Especialista em Educação e técnica pedagógica na Secretaria de Estada da Educação e Cultura (SEEC) do RN. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.

Ana Lúcia Sarmento Henrique, IFRN

Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, ana.henrique@ifrn.edu.br

Ilane Ferreira Cavalcante, IFRN

Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

Referências

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica: por uma pedagogia integradora da educação profissional. Trabalho & Educação, v. 7, n. 2, maio/ago., 2008.

GRAMSCI, A. Caderno 12. Apontamentos e notas esparsas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais. O princípio educativo. In: Cadernos do Cárcere. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, 2000.

MACHADO, Lucília Regina de Sousa. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v.1, n.1, p.8- 22, jun. 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed., São Paulo: Hucitec, 2013.

MOURA. Dante Henrique. A Formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1. p. 25-38,2008. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863/1004. Acesso em: jun. 2018.

OLIVEIRA, J. F. A articulação entre universidade e educação básica na formação inicial e continuada de professores: demandas contemporâneas, situação-problema e desafios atuais. 2010. 17 p. (mimeo).

PIMENTA Selma Garrida e GHEDIN (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SAVIANI, Dermeval. A função docente e a produção do conhecimento. Educação e Filosofia, [S.l], v. 11, p.127-140, jan. 1997.

VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 2. ed. São Paulo: Expressão popular. 2011.
Publicado
2021-07-22