A FORMAÇÃO DE PROFESSORES OFERTADA PELO INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO AOS PROFESSORES DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPO INTEGRAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: VOZES DE PARTICIPANTES DO PROCESSO
Abstract
Este trabalho apresenta a análise de entrevistas realizadas com as técnicas pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), do Rio Grande do Norte - RN, sobre a formação de professores dos centros de Educação Profissional em Tempo Integral, ofertada pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). O trabalho tem respaldo em teóricos como Pimenta (2012), Saviani (1997) e Silvia (2012) em relação aos saberes necessários à formação docente; e Moura (2008, 2014), Machado (2008) e Araújo (2008), sobre a formação docente para o professor de EPT. A metodologia usada é analítica e exploratória. Os resultados apresentam possíveis contribuições da formação ofertada pelo ICE aos professores, mas configura-se a necessidade de uma formação permanente e específica para os professores de EPT.
References
GRAMSCI, A. Caderno 12. Apontamentos e notas esparsas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais. O princípio educativo. In: Cadernos do Cárcere. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, 2000.
MACHADO, Lucília Regina de Sousa. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v.1, n.1, p.8- 22, jun. 2008.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed., São Paulo: Hucitec, 2013.
MOURA. Dante Henrique. A Formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1. p. 25-38,2008. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863/1004. Acesso em: jun. 2018.
OLIVEIRA, J. F. A articulação entre universidade e educação básica na formação inicial e continuada de professores: demandas contemporâneas, situação-problema e desafios atuais. 2010. 17 p. (mimeo).
PIMENTA Selma Garrida e GHEDIN (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SAVIANI, Dermeval. A função docente e a produção do conhecimento. Educação e Filosofia, [S.l], v. 11, p.127-140, jan. 1997.
VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 2. ed. São Paulo: Expressão popular. 2011.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).