A COMPLEXIDADE DO FENÔMENO EDUCATIVO: UM DEBATE NECESSÁRIO PARA A UNIVERSIDADE PÚBLICA
Resumo
O fenômeno educativo implica um processo amplo de transformação e desenvolvimento do ser humano em toda a sua pluridimensionalidade. No ensino superior, a formação se amplia ainda para a apropriação do conhecimento científico na área de atuação profissional do sujeito que tende a ser inserido no contexto do trabalho, em sua contribuição como integrante da sociedade. Uma formação que contemple a complexidade do processo educativo requer um corpo disciplinar que busque um diálogo multirreferencial e a negociação de significados entre as diferentes ciências num ideal de Interdisciplinaridade. A intenção dessa pesquisa é analisar a produção do conhecimento no processo ensino-aprendizagem dos cursos presenciais da Universidade Estadual do Tocantins, no campus de Palmas, e propor alternativas com vistas à melhoria da qualidade da formação profissional no contexto institucional. Trata-se de uma pesquisa básica qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, com recorte de tempo transversal, tendo seus dados extraídos por meio de questionários, e como método de análise de dados a análise de conteúdo.
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