A COMPLEXIDADE DO FENÔMENO EDUCATIVO: UM DEBATE NECESSÁRIO PARA A UNIVERSIDADE PÚBLICA
Résumé
O fenômeno educativo implica um processo amplo de transformação e desenvolvimento do ser humano em toda a sua pluridimensionalidade. No ensino superior, a formação se amplia ainda para a apropriação do conhecimento científico na área de atuação profissional do sujeito que tende a ser inserido no contexto do trabalho, em sua contribuição como integrante da sociedade. Uma formação que contemple a complexidade do processo educativo requer um corpo disciplinar que busque um diálogo multirreferencial e a negociação de significados entre as diferentes ciências num ideal de Interdisciplinaridade. A intenção dessa pesquisa é analisar a produção do conhecimento no processo ensino-aprendizagem dos cursos presenciais da Universidade Estadual do Tocantins, no campus de Palmas, e propor alternativas com vistas à melhoria da qualidade da formação profissional no contexto institucional. Trata-se de uma pesquisa básica qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, com recorte de tempo transversal, tendo seus dados extraídos por meio de questionários, e como método de análise de dados a análise de conteúdo.
Références
Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2750/275029728069.pdf Acesso em 12/05/2016
BACHELARD, G. A. Filosofia do Não. São Paulo: Abril Cultural. Coleção Os Pensadores, 1978.
BORBA, Sérgio da Costa. Aspectos do conceito de multirreferencialidade nas ciências e nos espaços de formação. In: Reflexões em torno da abordagem multirreferencial. Barbosa, Joaquim Gonçalves (org.). São Carlos: EdUFSCar, 1998.
BRITO DE SÁ, Maria Roseli Gomes. Currículo e Formação: atualizações e experiências na construção de existências singulares. In: Currículo, Formação e Saberes Profissionais: a (re) valorização epistemológica da experiência. SÁ, M.R.G.B. e FARTES, V.L.B. Orgs. EDUFBA Salvador, 2010
BURNHAM, Teresinha Fróes. Complexidade, Multirreferencialidade, subjetividade: três referências polêmicas para a compreensão do currículo escolar. In: Reflexões em torno da abordagem multirreferencial. Barbosa, Joaquim Gonçalves (org.). São Carlos: EdUFSCar, 1998.
HUSSERL, Edmund. Meditações Cartesianas - Introdução à Fenomenologia. Editora: Forense Universitaria, 2013.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Nietzsche e a educação. Tradução por Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. (Pensadores e Educação, 2).
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez Editora, 2015.
MATURANA, Humberto. Org. e Trad. Cristina Magro, Victor Paredes. Cognição, ciência e vida cotidiana. Editora UFMG - Belo Horizonte. 2001
MORIN, EDGAR. Texto anterior à publicação de ensaios THOT, da Associação Palas Athena, São Paulo (no. 67, 1998, pp. 12-19) Disponível em: http://www.teoriadacomplexidade.com.br/textos/teoriadacomplexidade/Complexidade-e-Liberdade.pdf
YOUNG, Michael, Os estudos do currículo e o problema do conhecimento: atualizar o Iluminismo? In: Currículo, Formação e Saberes Profissionais: a (re) valorização epistemológica da experiência. SÁ, M.R.G.B. e FARTES, V.L.B. Orgs. EDUFBA Salvador, 2010.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).