A COMPLEXIDADE DO FENÔMENO EDUCATIVO: UM DEBATE NECESSÁRIO PARA A UNIVERSIDADE PÚBLICA
Abstract
O fenômeno educativo implica um processo amplo de transformação e desenvolvimento do ser humano em toda a sua pluridimensionalidade. No ensino superior, a formação se amplia ainda para a apropriação do conhecimento científico na área de atuação profissional do sujeito que tende a ser inserido no contexto do trabalho, em sua contribuição como integrante da sociedade. Uma formação que contemple a complexidade do processo educativo requer um corpo disciplinar que busque um diálogo multirreferencial e a negociação de significados entre as diferentes ciências num ideal de Interdisciplinaridade. A intenção dessa pesquisa é analisar a produção do conhecimento no processo ensino-aprendizagem dos cursos presenciais da Universidade Estadual do Tocantins, no campus de Palmas, e propor alternativas com vistas à melhoria da qualidade da formação profissional no contexto institucional. Trata-se de uma pesquisa básica qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, com recorte de tempo transversal, tendo seus dados extraídos por meio de questionários, e como método de análise de dados a análise de conteúdo.
References
Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2750/275029728069.pdf Acesso em 12/05/2016
BACHELARD, G. A. Filosofia do Não. São Paulo: Abril Cultural. Coleção Os Pensadores, 1978.
BORBA, Sérgio da Costa. Aspectos do conceito de multirreferencialidade nas ciências e nos espaços de formação. In: Reflexões em torno da abordagem multirreferencial. Barbosa, Joaquim Gonçalves (org.). São Carlos: EdUFSCar, 1998.
BRITO DE SÁ, Maria Roseli Gomes. Currículo e Formação: atualizações e experiências na construção de existências singulares. In: Currículo, Formação e Saberes Profissionais: a (re) valorização epistemológica da experiência. SÁ, M.R.G.B. e FARTES, V.L.B. Orgs. EDUFBA Salvador, 2010
BURNHAM, Teresinha Fróes. Complexidade, Multirreferencialidade, subjetividade: três referências polêmicas para a compreensão do currículo escolar. In: Reflexões em torno da abordagem multirreferencial. Barbosa, Joaquim Gonçalves (org.). São Carlos: EdUFSCar, 1998.
HUSSERL, Edmund. Meditações Cartesianas - Introdução à Fenomenologia. Editora: Forense Universitaria, 2013.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Nietzsche e a educação. Tradução por Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. (Pensadores e Educação, 2).
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez Editora, 2015.
MATURANA, Humberto. Org. e Trad. Cristina Magro, Victor Paredes. Cognição, ciência e vida cotidiana. Editora UFMG - Belo Horizonte. 2001
MORIN, EDGAR. Texto anterior à publicação de ensaios THOT, da Associação Palas Athena, São Paulo (no. 67, 1998, pp. 12-19) Disponível em: http://www.teoriadacomplexidade.com.br/textos/teoriadacomplexidade/Complexidade-e-Liberdade.pdf
YOUNG, Michael, Os estudos do currículo e o problema do conhecimento: atualizar o Iluminismo? In: Currículo, Formação e Saberes Profissionais: a (re) valorização epistemológica da experiência. SÁ, M.R.G.B. e FARTES, V.L.B. Orgs. EDUFBA Salvador, 2010.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).