AVALIAÇÃO FORMATIVA RELACIONADA AO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS – LPI
Resumo
Tempos atuais também se marcam por dinamismo e adaptações constantes na sociedade. Refinamentos de teorias educacionais demonstram que diversificações nos ambientes e interações, associadas a experiências imersivas, contribuem com o desenvolvimento de habilidades, propósitos e atitudes. Considerando-se princípios do construtivismo, estudantes envolvidos ativamente em processos de aprendizagem tendem a atingir seus objetivos vivenciando interações sociais e partilha de compreensões. Adequações dos processos de formação se consideram urgentes para indivíduos, cidadãos e profissionais, repensando aspectos conteudistas. Nesse contexto, o Laboratório de Práticas Integradas se apresenta enquanto unidade curricular articuladora de competências fundamentais para o percurso formativo no ensino superior, em cursos de engenharia. Considerando a tríade composta por planejamento, execução e avaliação, o estudo se desenvolve na apresentação do Laboratório de práticas Integradas, atrelando-se à busca por evidências da avaliação formativa, enquanto potencializadora da formação integral. Registram-se depoimentos e impressões, reforçando a importância de programas de capacitação docente, fortalecendo propósitos formativos e de aprendizagem.
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