ABORDAGENS EPISTEMOLÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC)

Palavras-chave: Epistemólogos da Ciência. Revisão Bibliográfica. Ensino de Biologia.

Resumo

Este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico realizado nos três últimos eventos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), com o objetivo de analisar como os epistemólogos são abordados nas pesquisas da área de Biologia nos eventos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), nas edições 2015, 2017 e 2019. Foram analisados 8 trabalhos que faziam menções/referências a epistemólogos em seu desenvolvimento e/ou discussões. A análise das produções selecionadas evidenciou a utilização de nove epistemólogos:  Thomas Kuhn, Ludwik Fleck, Michael Foucault, Edgar Morin, Hannah Arendt, Gaston Bachelard, Humberto Maturana, Jean Piaget e Boaventura de Sousa Santos. Esses trabalhos apontam a importância da epistemologia no ensino de Biologia e mostram que ela pode ser empregada em diferentes contextos visando propósitos diversos. 

Biografia do Autor

Lucas Manoel Lima Santos, UFT

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Tocantins. Professor da Educação Básica – SEDUC-TO.

Nilciane Pinto Ribeiro de Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS / SEDUC-TO

[1] Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Tocantins. Professora da Educação Básica – SEDUC-TO.

Alessandro Tomaz Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Doutor em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do colegiado de Biologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Orientador e professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PPGEcim-UFT.

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Publicado
2020-11-30