ABORDAGENS EPISTEMOLÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC)
Resumen
Este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico realizado nos três últimos eventos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), com o objetivo de analisar como os epistemólogos são abordados nas pesquisas da área de Biologia nos eventos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), nas edições 2015, 2017 e 2019. Foram analisados 8 trabalhos que faziam menções/referências a epistemólogos em seu desenvolvimento e/ou discussões. A análise das produções selecionadas evidenciou a utilização de nove epistemólogos: Thomas Kuhn, Ludwik Fleck, Michael Foucault, Edgar Morin, Hannah Arendt, Gaston Bachelard, Humberto Maturana, Jean Piaget e Boaventura de Sousa Santos. Esses trabalhos apontam a importância da epistemologia no ensino de Biologia e mostram que ela pode ser empregada em diferentes contextos visando propósitos diversos.
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