RACIONALIDADE NEOLIBERAL E A POLÍTICA/GESTÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: IMBRICAMENTO ENTRE MERCANTILIZAÇÃO E NEOCONSERVADORISMO

Palavras-chave: Concepção de Estado. Políticas Públicas Sociais. Educação Mercantil Neoconservadora. GepeEM/ObSPE.

Resumo

O texto aborda a política/gestão da educação brasileira apreendidas no contexto das redefinições do papel do Estado. Objetiva apresentar compreensão sobre como essas redefinições, a partir dos anos 1950, com o Estado do Bem-Estar Social, até os anos 1990, com o Estado Neoliberal e a proposta da Terceira Via, influenciaram a formulação, implantação e implementação das políticas públicas/gestão para a educação. Com pesquisas bibliográfica e documental, explicita as variadas colorações que o Estado tem assumido na sociedade capitalista, indo do liberalismo clássico, passando pelo social-liberalismo, o neoliberalismo e o seu desdobramento no neoliberalismo da Terceira Via. Como o Brasil vem assumindo a perspectiva neoliberal e, em determinado momento, o neoliberalismo da Terceira Via, entende-se que a política/gestão da educação seguem a lógica da mercantilização e, na segunda década do século XXI, uma consequente desresponsabilização do Estado para com as políticas públicas educacionais na lógica da chamada modernização social neoconservadora.

Biografia do Autor

Leonardo Victor dos Santos, Secretaria de Educação, Juventude e Esportes

Mestre em Educação, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doutora em Educação, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Roberto Francisco de Carvalho, UFG

Doutor em Educação, Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado
2020-11-30