RACIONALIDADE NEOLIBERAL E A POLÍTICA/GESTÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: IMBRICAMENTO ENTRE MERCANTILIZAÇÃO E NEOCONSERVADORISMO
Resumen
O texto aborda a política/gestão da educação brasileira apreendidas no contexto das redefinições do papel do Estado. Objetiva apresentar compreensão sobre como essas redefinições, a partir dos anos 1950, com o Estado do Bem-Estar Social, até os anos 1990, com o Estado Neoliberal e a proposta da Terceira Via, influenciaram a formulação, implantação e implementação das políticas públicas/gestão para a educação. Com pesquisas bibliográfica e documental, explicita as variadas colorações que o Estado tem assumido na sociedade capitalista, indo do liberalismo clássico, passando pelo social-liberalismo, o neoliberalismo e o seu desdobramento no neoliberalismo da Terceira Via. Como o Brasil vem assumindo a perspectiva neoliberal e, em determinado momento, o neoliberalismo da Terceira Via, entende-se que a política/gestão da educação seguem a lógica da mercantilização e, na segunda década do século XXI, uma consequente desresponsabilização do Estado para com as políticas públicas educacionais na lógica da chamada modernização social neoconservadora.
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