AUTORIA DOCENTE E A VOZ DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATANDO EXPERIÊNCIAS

Palavras-chave: Autoria. Educação. Formação continuada.

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência vivido por duas professoras da Educação básica, imersas em uma proposta de formação continuada, realizada em uma Universidade Federal localizada no Rio de Janeiro, a qual migrou para o modelo de aulas online síncronas durante a pandemia de 2020. Nosso objetivo é apresentar a proposta de formação docente na qual nos engajamos, que se ancora numa concepção discursiva de linguagem, bem como evidenciar como tal formação tem contribuído para a nossa construção identitária, enquanto autoras de nossas práticas. Como abordagem teórica, nos aproximamos das discussões propostas por autores como: Keneth Zeichner, (2008), Antonio Nóvoa (1992), Paulo Freire (2015) e Vera Candau (2015), dentre outros autores, que têm nos provocado a pensar a formação continuada e a reflexividade dessa nossa ação docente. Concluímos que a autoria de textos docentes é possível, em condições propícias, quando ela é um compromisso de ambos, do professor e do formador. Apesar do cenário mundial pandêmico, tornou-se muito importante permanecermos para constatar que essa é uma preocupação do grupo de que fazemos parte. Estar nesses espaços nos mobiliza a observar e intervir de forma reflexiva no contexto em que estamos inseridas como professoras.

Biografia do Autor

Renata de Cassia Oliveira de Lima, Universidade Cândido Mendes

Pedagoga formada pela UERJ, Pós-graduada em Orientação Educacional e Pedagógica pelo Instituto a Vez do Mestre Universidade Cândido Mendes. 

Queiti Cristina Pereira da Silva, Universidade Federal Fluminense

Pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal Fluminense (UFF), SME- RJ.

Referências

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Publicado
2021-07-22