AUTORIA DOCENTE E A VOZ DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATANDO EXPERIÊNCIAS

Abstract

 

 

Author Biographies

Renata de Cassia Oliveira de Lima, Universidade Cândido Mendes

Pedagoga formada pela UERJ, Pós-graduada em Orientação Educacional e Pedagógica pelo Instituto a Vez do Mestre Universidade Cândido Mendes. 

Queiti Cristina Pereira da Silva, Universidade Federal Fluminense

Pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal Fluminense (UFF), SME- RJ.

References

ALVES, Nilda. Nós somos o que contamos: a narrativa de si como prática de formação. In: MIGNOT, Ana Christina Venancio e SOUZA, Elizeu Clementino de (Orgs). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, 2008, p. 131-146.

ANDRADE, L. T. (2018). Espaços discursivos entre professores e alunos: por uma alfabetização dialógica: Revista Communitas, 2(3), 75-86. Disponibilidade em: . Acesso em 18 set. 2020

_______, L. T. Discurso entre pares: interlocuções de formadoras, professoras, leitoras, revisoras, escritoras, editores, pesquisadores, sobre crianças, escolas e letras. Aleph (UFF. Online), v.25, p.134-140, 2016.

ASSIS, J. A. Discursos de orientadores brasileiros e franceses no e sobre o feedback aos textos de seus mestrandos e doutorandos: um olhar sobre critérios e expedientes em torno da apropriação da palavra de outrem na escrita acadêmica. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 22, p. 533, 2019.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes. 2011.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo. Editora 34, 2013.

BENJAMIM, Walter. O narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. pg 197-221.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Disponibilidade em: Acesso em: 19 jul. 2020.

CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores/as: questões e buscas atuais In: CANDAU, Vera Maria e SACAVINE, Susana Beatriz (org.) Educação Temas em debate. Rio de Janeiro: ed. 7 Letras, 2015.

CANDIDO, A. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários às práticas educativas. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 2015.

GIL, Marcia de Oliveira Gomes; RAMOS, Bruno Felipe. Professores de educação infantil do município do Rio de Janeiro nas tecituras políticas - quem são e o que dizem. Disponibilidade em: . Acesso em 22 jul. 2020.

GUEDES, Adriane. O.; RIBEIRO, Tiago. “Revelar-se ou ocultar-se?:Apontamentos para pensar uma pesquisa educativa”. In: GUEDES, A. O. e RIBEIRO, T. (org.) Pesquisa alteridade e experiência. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019.

LUDKE, Menga. O professor, seu saber e sua pesquisa. Disponibilidade em: . Acesso em: 22 jul. 2020.

NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Disponibilidade em: . Acesso em 15 jun. 2020.
SALETE, Maria. Genêro(s) resumo na perspectiva Bakhtiniana. In: VI ENCONTRO DO CELSUL CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL, 6., 2004, Florianópolis. Anais eletrônicos...Florianópolis: 2004. p 1-10. Disponibilidade em: . Acesso em: 17 set. 2012.
ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educ. Soc., Ago. 2008, vol. 29, nº 103, p. 535-554. Disponibilidade em: . Acesso em: 19 de set de 2020.
Published
2021-07-22