AUTORIA DOCENTE E A VOZ DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATANDO EXPERIÊNCIAS
Abstract
References
ANDRADE, L. T. (2018). Espaços discursivos entre professores e alunos: por uma alfabetização dialógica: Revista Communitas, 2(3), 75-86. Disponibilidade em:
_______, L. T. Discurso entre pares: interlocuções de formadoras, professoras, leitoras, revisoras, escritoras, editores, pesquisadores, sobre crianças, escolas e letras. Aleph (UFF. Online), v.25, p.134-140, 2016.
ASSIS, J. A. Discursos de orientadores brasileiros e franceses no e sobre o feedback aos textos de seus mestrandos e doutorandos: um olhar sobre critérios e expedientes em torno da apropriação da palavra de outrem na escrita acadêmica. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 22, p. 533, 2019.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes. 2011.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.
BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo. Editora 34, 2013.
BENJAMIM, Walter. O narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. pg 197-221.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Disponibilidade em:
CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores/as: questões e buscas atuais In: CANDAU, Vera Maria e SACAVINE, Susana Beatriz (org.) Educação Temas em debate. Rio de Janeiro: ed. 7 Letras, 2015.
CANDIDO, A. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários às práticas educativas. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 2015.
GIL, Marcia de Oliveira Gomes; RAMOS, Bruno Felipe. Professores de educação infantil do município do Rio de Janeiro nas tecituras políticas - quem são e o que dizem. Disponibilidade em:
GUEDES, Adriane. O.; RIBEIRO, Tiago. “Revelar-se ou ocultar-se?:Apontamentos para pensar uma pesquisa educativa”. In: GUEDES, A. O. e RIBEIRO, T. (org.) Pesquisa alteridade e experiência. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019.
LUDKE, Menga. O professor, seu saber e sua pesquisa. Disponibilidade em:
NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Disponibilidade em:
SALETE, Maria. Genêro(s) resumo na perspectiva Bakhtiniana. In: VI ENCONTRO DO CELSUL CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL, 6., 2004, Florianópolis. Anais eletrônicos...Florianópolis: 2004. p 1-10. Disponibilidade em:
ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educ. Soc., Ago. 2008, vol. 29, nº 103, p. 535-554. Disponibilidade em:
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).