AUTORIA DOCENTE E A VOZ DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATANDO EXPERIÊNCIAS
Résumé
Este trabalho apresenta um relato de experiência vivido por duas professoras da Educação básica, imersas em uma proposta de formação continuada, realizada em uma Universidade Federal localizada no Rio de Janeiro, a qual migrou para o modelo de aulas online síncronas durante a pandemia de 2020. Nosso objetivo é apresentar a proposta de formação docente na qual nos engajamos, que se ancora numa concepção discursiva de linguagem, bem como evidenciar como tal formação tem contribuído para a nossa construção identitária, enquanto autoras de nossas práticas. Como abordagem teórica, nos aproximamos das discussões propostas por autores como: Keneth Zeichner, (2008), Antonio Nóvoa (1992), Paulo Freire (2015) e Vera Candau (2015), dentre outros autores, que têm nos provocado a pensar a formação continuada e a reflexividade dessa nossa ação docente. Concluímos que a autoria de textos docentes é possível, em condições propícias, quando ela é um compromisso de ambos, do professor e do formador. Apesar do cenário mundial pandêmico, tornou-se muito importante permanecermos para constatar que essa é uma preocupação do grupo de que fazemos parte. Estar nesses espaços nos mobiliza a observar e intervir de forma reflexiva no contexto em que estamos inseridas como professoras.
Références
ANDRADE, L. T. (2018). Espaços discursivos entre professores e alunos: por uma alfabetização dialógica: Revista Communitas, 2(3), 75-86. Disponibilidade em:
_______, L. T. Discurso entre pares: interlocuções de formadoras, professoras, leitoras, revisoras, escritoras, editores, pesquisadores, sobre crianças, escolas e letras. Aleph (UFF. Online), v.25, p.134-140, 2016.
ASSIS, J. A. Discursos de orientadores brasileiros e franceses no e sobre o feedback aos textos de seus mestrandos e doutorandos: um olhar sobre critérios e expedientes em torno da apropriação da palavra de outrem na escrita acadêmica. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 22, p. 533, 2019.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes. 2011.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.
BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo. Editora 34, 2013.
BENJAMIM, Walter. O narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. pg 197-221.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Disponibilidade em:
CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores/as: questões e buscas atuais In: CANDAU, Vera Maria e SACAVINE, Susana Beatriz (org.) Educação Temas em debate. Rio de Janeiro: ed. 7 Letras, 2015.
CANDIDO, A. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários às práticas educativas. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 2015.
GIL, Marcia de Oliveira Gomes; RAMOS, Bruno Felipe. Professores de educação infantil do município do Rio de Janeiro nas tecituras políticas - quem são e o que dizem. Disponibilidade em:
GUEDES, Adriane. O.; RIBEIRO, Tiago. “Revelar-se ou ocultar-se?:Apontamentos para pensar uma pesquisa educativa”. In: GUEDES, A. O. e RIBEIRO, T. (org.) Pesquisa alteridade e experiência. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019.
LUDKE, Menga. O professor, seu saber e sua pesquisa. Disponibilidade em:
NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Disponibilidade em:
SALETE, Maria. Genêro(s) resumo na perspectiva Bakhtiniana. In: VI ENCONTRO DO CELSUL CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL, 6., 2004, Florianópolis. Anais eletrônicos...Florianópolis: 2004. p 1-10. Disponibilidade em:
ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educ. Soc., Ago. 2008, vol. 29, nº 103, p. 535-554. Disponibilidade em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).