CENTRO PAULA SOUZA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavras-chave: Centro Paula Souza. Ensino Médio. Ensino Técnico. Pandemia.

Resumo

Este relato tem como objetivo descrever as ações do Centro Paula Souza – CPS para organizar as atividades no contexto de isolamento social exigido no enfrentamento da pandemia de Covid-19. A metodologia utilizada foi a análise de documentos expedidos pela instituição, desde o início do período de suspensão das atividades escolares presenciais até o final do 1° semestre letivo. Os resultados revelaram as ações desenvolvidas pela instituição para garantir o acesso à educação nesse contexto de pandemia, considerando as fragilidades e desigualdades estruturais presentes na sociedade. Concluímos que os maiores desafios estão associados às desigualdades sociais, assim como transpor um currículo presencial para o modo virtual. As reações do CPS diante da emergência revelam ideais historicamente construídos pela instituição, seus propósitos e interesses em relação ao seu plano de educação.

Biografia do Autor

Sílvia Beltrane Cintra, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, na Linha Educação e Ciências Sociais e integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas, Educação e Sociedade (GPPES). Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas e graduação em Geografia pela Universidade Metropolitana de Santos - Unimes. Pós-graduação em ensino de Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP. Docente de Sociologia e Geografia na Etec Bento Quirino. Desde 2019 assume a função de coordenadora de projetos para ensino médio no Centro Paula Souza.

Ana Beatriz Gasquez Porelli, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Adriana Lúcia Carolo, Centro Paula Souza

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Ciências da Saúde São Camilo. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Mestre em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 

Referências

AMÂNCIO, Thiago. Isolamento despenca, enquanto sobe otimismo com a pandemia, mostra Datafolha. Folha de São Paulo, São Paulo, 18 ago. 2020. Disponibilidade em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/08/isolamento-despenca-enquanto-sobe-otimismo-com-a-pandemia-mostra-datafolha.shtml. Acesso em: 07 set. 2020.
BEHAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2020. Disponibilidade em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a--distancia/. Acesso em 06 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP Nº: 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2020c. Disponibilidade em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 19 set. 2020.
CENTRO PAULA SOUZA. Covid-19 muda rotina de escolas e faculdades do setor agrícola. São Paulo, 26 mai 2020. Disponibilidade em: https://www.cps.sp.gov.br/a-vida-continua-nas-escolas-e-nas-faculdades-da-area-agricola-do-cps/ . Acesso em 18 set. 2020.
CORTI, Ana Paula; CÁSSIO, Fernando. A Roleta-russa da Abertura das Escolas. Le Monde Diplomatique. São Paulo, 31 jul. 2020. Disponibilidade em: https://diplomatique.org.br/a-roleta-russa-da-abertura-das-escolas/ Acesso em: 18 set. 2020.
CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. ISSN 2359-2494. Disponibilidade em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acesso em: 06 set. 2020.
KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 41, n. 144, p. 752-769, dez. 2011. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000300006&lng=en&nrm=iso. Acesso em 18 set. 2020.
NEXO - Boletim Coronavírus. São Paulo, 04 set. 2020. Disponibilidade em: https://mailer.nmensagens.com.br/w/BQjHOVUQoruiGQlMAAywlQ Acesso em: 04 set. 2020.
Zimmerman, Jonathan. Coronavirus and the Great Online-Learning Experiment. The Chronicle of Higher Education. Washington, D.C., 10 mar. 2020. Disponibilidade em: https://www.chronicle.com/article/coronavirus-and-the-great-online-learning-experiment/. Acesso em: 05 set. 2020.
Revista do Centro Paula Souza. 50 Anos de Formação Profissional. São Paulo, Ano 13, n. 72, p. 6-10, set. out. 2019. Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/publicacoes/revista/2008/06-revista-centro-paula-souza-2008-junho.pdf. Acesso em: 19 jul. 2020.
SILVA, Josefa Alexandria da; GROPPO, Luís Antônio. Estudantes do Ensino Médio, o ENEM e a Covid-19. Rio de Janeiro, 31 maio 2020. Disponibilidade em: https://anped.org.br/news/estudantes-do-ensino-medio-o-enem-e-covid-19-colaboracao-de-texto Acesso em: 18 set. 2020.
WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marília Sá. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 5, e00068820, abr. 2020. Disponibilidade em: http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1036/a-pandemia-de-covid-19-no-brasil-cronica-de-uma-crise-sanitaria-anunciada. Acesso em 18 set. 2020.
Publicado
2022-03-08