CENTRO PAULA SOUZA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Résumé
Este relato tem como objetivo descrever as ações do Centro Paula Souza – CPS para organizar as atividades no contexto de isolamento social exigido no enfrentamento da pandemia de Covid-19. A metodologia utilizada foi a análise de documentos expedidos pela instituição, desde o início do período de suspensão das atividades escolares presenciais até o final do 1° semestre letivo. Os resultados revelaram as ações desenvolvidas pela instituição para garantir o acesso à educação nesse contexto de pandemia, considerando as fragilidades e desigualdades estruturais presentes na sociedade. Concluímos que os maiores desafios estão associados às desigualdades sociais, assim como transpor um currículo presencial para o modo virtual. As reações do CPS diante da emergência revelam ideais historicamente construídos pela instituição, seus propósitos e interesses em relação ao seu plano de educação.
Références
BEHAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2020. Disponibilidade em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a--distancia/. Acesso em 06 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP Nº: 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2020c. Disponibilidade em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 19 set. 2020.
CENTRO PAULA SOUZA. Covid-19 muda rotina de escolas e faculdades do setor agrícola. São Paulo, 26 mai 2020. Disponibilidade em: https://www.cps.sp.gov.br/a-vida-continua-nas-escolas-e-nas-faculdades-da-area-agricola-do-cps/ . Acesso em 18 set. 2020.
CORTI, Ana Paula; CÁSSIO, Fernando. A Roleta-russa da Abertura das Escolas. Le Monde Diplomatique. São Paulo, 31 jul. 2020. Disponibilidade em: https://diplomatique.org.br/a-roleta-russa-da-abertura-das-escolas/ Acesso em: 18 set. 2020.
CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. ISSN 2359-2494. Disponibilidade em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acesso em: 06 set. 2020.
KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 41, n. 144, p. 752-769, dez. 2011. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000300006&lng=en&nrm=iso. Acesso em 18 set. 2020.
NEXO - Boletim Coronavírus. São Paulo, 04 set. 2020. Disponibilidade em: https://mailer.nmensagens.com.br/w/BQjHOVUQoruiGQlMAAywlQ Acesso em: 04 set. 2020.
Zimmerman, Jonathan. Coronavirus and the Great Online-Learning Experiment. The Chronicle of Higher Education. Washington, D.C., 10 mar. 2020. Disponibilidade em: https://www.chronicle.com/article/coronavirus-and-the-great-online-learning-experiment/. Acesso em: 05 set. 2020.
Revista do Centro Paula Souza. 50 Anos de Formação Profissional. São Paulo, Ano 13, n. 72, p. 6-10, set. out. 2019. Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/publicacoes/revista/2008/06-revista-centro-paula-souza-2008-junho.pdf. Acesso em: 19 jul. 2020.
SILVA, Josefa Alexandria da; GROPPO, Luís Antônio. Estudantes do Ensino Médio, o ENEM e a Covid-19. Rio de Janeiro, 31 maio 2020. Disponibilidade em: https://anped.org.br/news/estudantes-do-ensino-medio-o-enem-e-covid-19-colaboracao-de-texto Acesso em: 18 set. 2020.
WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marília Sá. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 5, e00068820, abr. 2020. Disponibilidade em: http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1036/a-pandemia-de-covid-19-no-brasil-cronica-de-uma-crise-sanitaria-anunciada. Acesso em 18 set. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).