CENTRO PAULA SOUZA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
Este relato tem como objetivo descrever as ações do Centro Paula Souza – CPS para organizar as atividades no contexto de isolamento social exigido no enfrentamento da pandemia de Covid-19. A metodologia utilizada foi a análise de documentos expedidos pela instituição, desde o início do período de suspensão das atividades escolares presenciais até o final do 1° semestre letivo. Os resultados revelaram as ações desenvolvidas pela instituição para garantir o acesso à educação nesse contexto de pandemia, considerando as fragilidades e desigualdades estruturais presentes na sociedade. Concluímos que os maiores desafios estão associados às desigualdades sociais, assim como transpor um currículo presencial para o modo virtual. As reações do CPS diante da emergência revelam ideais historicamente construídos pela instituição, seus propósitos e interesses em relação ao seu plano de educação.
References
BEHAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2020. Disponibilidade em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a--distancia/. Acesso em 06 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP Nº: 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2020c. Disponibilidade em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 19 set. 2020.
CENTRO PAULA SOUZA. Covid-19 muda rotina de escolas e faculdades do setor agrícola. São Paulo, 26 mai 2020. Disponibilidade em: https://www.cps.sp.gov.br/a-vida-continua-nas-escolas-e-nas-faculdades-da-area-agricola-do-cps/ . Acesso em 18 set. 2020.
CORTI, Ana Paula; CÁSSIO, Fernando. A Roleta-russa da Abertura das Escolas. Le Monde Diplomatique. São Paulo, 31 jul. 2020. Disponibilidade em: https://diplomatique.org.br/a-roleta-russa-da-abertura-das-escolas/ Acesso em: 18 set. 2020.
CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. ISSN 2359-2494. Disponibilidade em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acesso em: 06 set. 2020.
KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 41, n. 144, p. 752-769, dez. 2011. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000300006&lng=en&nrm=iso. Acesso em 18 set. 2020.
NEXO - Boletim Coronavírus. São Paulo, 04 set. 2020. Disponibilidade em: https://mailer.nmensagens.com.br/w/BQjHOVUQoruiGQlMAAywlQ Acesso em: 04 set. 2020.
Zimmerman, Jonathan. Coronavirus and the Great Online-Learning Experiment. The Chronicle of Higher Education. Washington, D.C., 10 mar. 2020. Disponibilidade em: https://www.chronicle.com/article/coronavirus-and-the-great-online-learning-experiment/. Acesso em: 05 set. 2020.
Revista do Centro Paula Souza. 50 Anos de Formação Profissional. São Paulo, Ano 13, n. 72, p. 6-10, set. out. 2019. Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/publicacoes/revista/2008/06-revista-centro-paula-souza-2008-junho.pdf. Acesso em: 19 jul. 2020.
SILVA, Josefa Alexandria da; GROPPO, Luís Antônio. Estudantes do Ensino Médio, o ENEM e a Covid-19. Rio de Janeiro, 31 maio 2020. Disponibilidade em: https://anped.org.br/news/estudantes-do-ensino-medio-o-enem-e-covid-19-colaboracao-de-texto Acesso em: 18 set. 2020.
WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marília Sá. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 5, e00068820, abr. 2020. Disponibilidade em: http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1036/a-pandemia-de-covid-19-no-brasil-cronica-de-uma-crise-sanitaria-anunciada. Acesso em 18 set. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).