UM ESTADO DA QUESTÃO: ENGENHEIRO CIVIL E SUA PROFISSIONALIDADE COMO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Este artigo tem por finalidade mapear as contribuições de pesquisas brasileiras sobre formação pedagógica do docente bacharel em Engenharia Civil. Assim, tem-se como problema da pesquisa a formação pedagógica do docente bacharel, que é engenheiro civil. Objetiva-se compreender o processo do aprender a ensinar dos docentes bacharéis em Engenharia Civil. Este trabalho fundamenta-se em autores como Pimenta (2002), Masetto (1998), Tardif (2002) entre outros. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa, por meio do levantamento denominado Estado da Questão (EQ) (NÓBREGA-THERRIEN, 2011). Para coleta de dados, utilizamos a análise bibliográfica dos artigos registrados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa apontou para o distanciamento das discussões sobre a formação do professor bacharel em Engenharia Civil, mostrando-se necessário a realização de estudos em busca de maiores aprofundamentos sobre a temática, plena de possibilidades, mas também de lacunas que impulsionam a necessidade de investigação.
Referências
ALTHAUS, Maiza Taques Margraf. Ação Didática no Ensino Superior: A Docência em Discussão. Revista Teoria e Prática da Educação, v.7, n.1., p.101-106, jan./abr. 2004. Disponível em:
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2004.
BARROS, C., & DIAS, A. M. (2016). A formação pedagógica de docentes bacharéis na educação superior: construindo o Estado da Questão. Revista Educação Em Questão, v. 54 ,n.40. abr. 2016. Disponível em:
BRASIL. Lei n.o 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
CUNHA, M. I. Ensino como mediação da formação do professor universitário. In: MOROSINI, M. C. (Org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Plano Editora, 2004.
GARCIA, Maria Manuela Alves. A Didática no Ensino Superior. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2002.
IMBERNÓN, F. Na formação é necessário abandonar o individualismo docente a fim de chegar ao trabalho colaborativo. In: _____. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 77-84, 2001.
MASETTO, Marcos Tarciso. Professor Universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, Marcos (Org.). Docência na universidade. São Paulo: Papirus, 1998.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2009.
_________. Docência universitária: repensando a aula. In: TEODORO, António e VASCONCELOS, Maria Lúcia (orgs). Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. 2ª edição. São Paulo: Mackenzie/Cortez, 2005.
MELLOUKI, M’Hammed; GAUTHIER, Clermont. O professor e seu mandato de mediador, herdeiro, intérprete e crítico. Educação Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 537-571, maio/ago. 2004. Disponível em < http://www.cedes.unicamp.br > Acesso: 20 fev 2019.
NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. O estado da questão: aportes teórico-metodológicos e relatos de sua produção em trabalhos científicos. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NUNES, João Batista Carvalho; NÓBREGA-TERRIEN, Silvia Maria (Org.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, 2011.
_____________________. Os trabalhos científicos e o estado da questão. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 15, n. 30, jul./dez. 2004.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2011.
_________. S. G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências na formação e na atuação docente. São Paulo: Loyola, 2009. p. 25-64.
SILVEIRA, Clarice Santiago; NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria. Estudos sobre pesquisa e formação de professores da Educação Básica: a elaboração do Estado da Questão. Revista Educação em Questão, Natal, v. 41, n. 27, p. 219-243, jul./dez. 2011. Disponível em:
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Tradução Francisco Pereira. Petrópolis: Vozes, 2002.
________. Maurice; LESSARD, Claude & LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação nº 4. Tradução Léa Paixão. Porto Alegre: Pannônica, 1991.
VASCONCELOS, Maria Lucia M. Carvalho. A formação do professor no ensino superior. Niteroi: Intertexto. São Paulo: Xamã, 2009.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas: Papirus, 2009.
_______. Ilma P. A. As formas e práticas de interação entre professores e alunos. In: Lições de didática. Campinas, SP: Papirus, 2006, p. 75-100.
ZABALZA, M.A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).