UM ESTADO DA QUESTÃO: ENGENHEIRO CIVIL E SUA PROFISSIONALIDADE COMO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Palavras-chave: Formação de professores. Docente bacharel. Ensino superior.

Resumo

Este artigo tem por finalidade mapear as contribuições de pesquisas bra­sileiras sobre formação pedagógica do docente bacharel em Engenharia Civil. Assim, tem-se como problema da pesquisa a formação pedagógica do docente bacharel, que é engenheiro civil. Objetiva-se compreender o processo do aprender a ensinar dos docentes bacharéis em Engenharia Civil. Este trabalho fundamenta-se em autores como Pimenta (2002), Masetto (1998), Tardif (2002) entre outros. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa, por meio do levantamento denominado Estado da Questão (EQ) (NÓBREGA-THERRIEN, 2011). Para coleta de dados, utilizamos a análise bibliográfica dos artigos registrados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa apontou para o distanciamento das discussões sobre a formação do professor bacharel em Engenharia Civil, mostrando-se necessário a realização de estudos em busca de maiores aprofundamentos sobre a temática, plena de possibilidades, mas também de lacunas que impulsionam a necessidade de investigação.

Biografia do Autor

Thaís de Sousa Florêncio, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação, Universidade Estadual do Ceará. 

Maria Marina Dias Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação, Universidade Federal do Ceará. 

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Publicado
2021-07-22