UM ESTADO DA QUESTÃO: ENGENHEIRO CIVIL E SUA PROFISSIONALIDADE COMO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
Abstract
Este artigo tem por finalidade mapear as contribuições de pesquisas brasileiras sobre formação pedagógica do docente bacharel em Engenharia Civil. Assim, tem-se como problema da pesquisa a formação pedagógica do docente bacharel, que é engenheiro civil. Objetiva-se compreender o processo do aprender a ensinar dos docentes bacharéis em Engenharia Civil. Este trabalho fundamenta-se em autores como Pimenta (2002), Masetto (1998), Tardif (2002) entre outros. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa, por meio do levantamento denominado Estado da Questão (EQ) (NÓBREGA-THERRIEN, 2011). Para coleta de dados, utilizamos a análise bibliográfica dos artigos registrados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa apontou para o distanciamento das discussões sobre a formação do professor bacharel em Engenharia Civil, mostrando-se necessário a realização de estudos em busca de maiores aprofundamentos sobre a temática, plena de possibilidades, mas também de lacunas que impulsionam a necessidade de investigação.
References
ALTHAUS, Maiza Taques Margraf. Ação Didática no Ensino Superior: A Docência em Discussão. Revista Teoria e Prática da Educação, v.7, n.1., p.101-106, jan./abr. 2004. Disponível em:
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2004.
BARROS, C., & DIAS, A. M. (2016). A formação pedagógica de docentes bacharéis na educação superior: construindo o Estado da Questão. Revista Educação Em Questão, v. 54 ,n.40. abr. 2016. Disponível em:
BRASIL. Lei n.o 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
CUNHA, M. I. Ensino como mediação da formação do professor universitário. In: MOROSINI, M. C. (Org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Plano Editora, 2004.
GARCIA, Maria Manuela Alves. A Didática no Ensino Superior. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2002.
IMBERNÓN, F. Na formação é necessário abandonar o individualismo docente a fim de chegar ao trabalho colaborativo. In: _____. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 77-84, 2001.
MASETTO, Marcos Tarciso. Professor Universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, Marcos (Org.). Docência na universidade. São Paulo: Papirus, 1998.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2009.
_________. Docência universitária: repensando a aula. In: TEODORO, António e VASCONCELOS, Maria Lúcia (orgs). Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. 2ª edição. São Paulo: Mackenzie/Cortez, 2005.
MELLOUKI, M’Hammed; GAUTHIER, Clermont. O professor e seu mandato de mediador, herdeiro, intérprete e crítico. Educação Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 537-571, maio/ago. 2004. Disponível em < http://www.cedes.unicamp.br > Acesso: 20 fev 2019.
NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. O estado da questão: aportes teórico-metodológicos e relatos de sua produção em trabalhos científicos. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NUNES, João Batista Carvalho; NÓBREGA-TERRIEN, Silvia Maria (Org.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, 2011.
_____________________. Os trabalhos científicos e o estado da questão. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 15, n. 30, jul./dez. 2004.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2011.
_________. S. G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências na formação e na atuação docente. São Paulo: Loyola, 2009. p. 25-64.
SILVEIRA, Clarice Santiago; NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria. Estudos sobre pesquisa e formação de professores da Educação Básica: a elaboração do Estado da Questão. Revista Educação em Questão, Natal, v. 41, n. 27, p. 219-243, jul./dez. 2011. Disponível em:
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Tradução Francisco Pereira. Petrópolis: Vozes, 2002.
________. Maurice; LESSARD, Claude & LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação nº 4. Tradução Léa Paixão. Porto Alegre: Pannônica, 1991.
VASCONCELOS, Maria Lucia M. Carvalho. A formação do professor no ensino superior. Niteroi: Intertexto. São Paulo: Xamã, 2009.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas: Papirus, 2009.
_______. Ilma P. A. As formas e práticas de interação entre professores e alunos. In: Lições de didática. Campinas, SP: Papirus, 2006, p. 75-100.
ZABALZA, M.A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).