AFETIVIDADE NA PERSPECTIVA WALLONIANA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS

Palavras-chave: Afetividade. Alfabetização. Leitura.

Resumo

A presente revisão de literatura teve como objetivo abordar a afetividade no ensino da leitura, como tema de reflexão acerca da prática pedagógica. A fundamentação teórica baseou-se no autor Henri Wallon, apesar de dialogar com outros autores. Além disso, foi realizada a pesquisa do tipo estado da arte no período de 2015 a 2019, priorizando trabalhos a nível de Mestrado e Doutorado no banco de dados da CAPES. Constatou-se que a teoria Walloniana pode servir de subsídio para pensar o papel do educador, a instituição educacional e formas de intervenção. Portanto, as crianças em processo de alfabetização tanto podem desenvolver uma relação de aproximação ou de afastamento com o objeto de estudo. O educador exerce um papel de suma importância na vida de seus educandos, uma vez que, a aprendizagem destes, depende da sua mediação pedagógica.

Biografia do Autor

Talita Furtado Ferreira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB/UFMA). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFMA. Coordenadora Pedagógica da rede estadual e docente da rede municipal de São Luís. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência (GEPEID).

José Carlos de Melo, Universidade Feeral do Maranhão

Pós-doutor em Educação. Docente do Departamento de Educação II e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB/UFMA). Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência (GEPEID).

Kátia Regina dos Santos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB/UFMA). Especialista em Docência na Educação Infantil. Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil e professora das séries iniciais da rede municipal de São Luís. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência (GEPEID).

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Publicado
2021-05-04