O ENSAIO DA IMPLANTAÇÃO DA MERCOAPRENDIZAGEM DAS EDTHECS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
O texto busca discutir os impactos da pandemia da Covid-19 no setor educacional considerando a ascensão e aprofundamento da mercoaprendizagem. O alcance do contágio atingiu diretamente os sistemas educacionais de todo globo. A educação remota surge como solução dos governos para reduzir as consequências da suspensão das aulas. A utilização desses recursos de modo centralizado expressa os interesses do mercado da aprendizagem, uma vez que a financeirização da educação é aprofundada a partir da compra de pacotes de empresas de EdTechs pelo setor público. Constata-se que setores empresariais vinculados a algumas esferas da educação, sobretudo da educação a distância por meio de venda de recursos tecnológicos e com atuação de EdThecs buscam efetivar a mercoaprendizagem de modo oportunista e sem considerar o futuro da educação pública estatal e dos estudantes das camadas populares.
Referências
AFONSO, Almerindo Janela. A educação superior na economia do conhecimento, a subaternização das ciências sociais e humanas e a formação de professores; Avaliação, Campinas, v. 20, n. 2, p. 269-291, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.590/S1414-40772015000200002>. Acesso em: 27 mai. 2020.
BALL, Stephen J. Política educacional global: reforma e lucro. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos em Política Educativa, v. 3, n. 1, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.015>. Acesso em: 04 jun. 2020.
BALL, Stephen J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, 2001. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol1iss2articles/ball.pdf>. Acesso em: 27 mai. 2020.
BALL, Stephen J.; YOUDELL, Deborah. Hidden privatisation in public education. Education International, 2007.
BASTOS, Remo Moreira Brito. No profit left behind: os efeitos da economia política global sobre a educação básica pública. Fortaleza: Nova Civilização, 2018.
CARNOY, M. Schooling in a corporate society: The political economy of education in America. McKay, 1975.
COLEMARX. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social – porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. 2020. Disponível em: <http://www.colemarx.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Colemarx-texto-cr%C3%ADtico-EaD-2.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2020.
GIROUX, Henry A. La guerra del neoliberalismo contra la educación superior. Barcelona: Herder Editorial, 2018.
HALE, Webster; PETHERICK, Phillips; Kira. COVID-19: Government Response Stringency. Our World in Data, 2020, Disponível em: <https://ourworldindata.org/grapher/covid-stringency-index?year=2020-05-08&country=BRA>. Acesso em: 10 mai. 2020.
JARVIS, P. Globalização e mercado da aprendizagem. In: LIMA, L. C. (Org.). Educação de adultos. Fórum III. Braga: Universidade do Minho/UEA, 2000. p. 29-41.
JOHNS HOPKINS UNIVERSITY. Coronavirus resource center. 2020. Disponível em: <https://coronavirus.jhu.edu/>. Acesso em: 23 mai. 2020.
KOYAMA, J. Making failure pay: for-profit tutoring, high-stakes testing, and public schools. University of Chicago Press, 2010.
LEHER, Roberto. Darwinismo social, epidemia e fim da quarentena: notas sobre os dilemas imediatos. Carta Maior, 29 de março, 2020. Disponível em: <https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Darwinismo-social-epidemia-e-fim-da-quarentena-notas-sobre-os-dilemas-imediatos/4/46972>. Acesso em: 16 mai. 2020.
LEYSHON, A.; THRIFT, N. The capitalization of almost everything: the future of finance and capitalism. Theory Culture and Society, v. 24, n. 7-8, p. 97-115, 2007.
LIMA, Claudio Márcio Amaral de Oliveira. Informações sobre o novo coronavírus (COVID-19). Radiol. Bras., v. 2, n. 6, 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/0100-3984.2020.53.2e1>. Acesso em: 18 mai. 2020.
MOELLER, Kathryn. Accounting for the corporate: na analytic framework for understanding corporations in education. Educational Researcher, v. 20, n. 10, p. 1-9, 2020.
OLSSEN, M.; PETERS, M. A. Neoliberalism, higher-education and the knowledge economy: fron the free Market to nowledge capitalismo. Journal of Education Policy, Londres, v. 20, n. 3, p. 313-345, 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/02680930500108718>. Acesso em: 27 mai. 2020.
PERONI, Vera; CAETANO, Maria Raquel; LIMA, Paula de. Reformas educacionais de hoje: as implicações para a democracia. Revista Retratos da Escola, v. 11, n. 21, 2017. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/793>. Acesso em: 04 jun. 2020.
RIKOWSKI, G. Privatização em educação e formas de mercadorias. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, 2017. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/810>. Acesso em: 25 mai. 2020.
THE ECONOMIST. The kids are not all right - When easing lockdowns, governments should open schools first. The Economist Today – publicado: 30/04/2020, 2020. Disponível em: <https://www.economist.com/leaders/2020/04/30/when-easing-lockdowns-governments-should-open-schools-first>. Acesso em: 25 mai. 2020.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Educação na Pandemia: Diretrizes para o aproveitamento do horário letivo pós-pandemia está quase pronto, diz CNE. Todos pela Educação. 14 abr. 2020. Disponível em: <https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/Educacao-na-Pandemia-Diretrizes-para-o-aproveitamento-do-horario-letivo-pos-pandemia-esta-quase-pronto_-diz-CNE>. Acesso em: 14 mai. 2020.
UNESCO. Suspensão das aulas e resposta à COVID-19. 2020. Disponível em: <https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse>. Acesso em: 24 mai. 2020.
VAN DOREMALEN, N. et al. Aerosol and surface stability of Sars-CoV-2 as compared with sars-cov-1. New Eng J Med., v. 17, p. 1-4, 2020. Disponível em: <https://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/NEJMc2004973?articleTools=true>. Acesso em: 16 mai. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).