O ENSAIO DA IMPLANTAÇÃO DA MERCOAPRENDIZAGEM DAS EDTHECS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA PANDEMIA DA COVID-19

Palavras-chave: Covid-19. Mercoaprendizagem. Edtech.

Resumo

O texto busca discutir os impactos da pandemia da Covid-19 no setor educacional considerando a ascensão e aprofundamento da mercoaprendizagem. O alcance do contágio atingiu diretamente os sistemas educacionais de todo globo. A educação remota surge como solução dos governos para reduzir as consequências da suspensão das aulas. A utilização desses recursos de modo centralizado expressa os interesses do mercado da aprendizagem, uma vez que a financeirização da educação é aprofundada a partir da compra de pacotes de empresas de EdTechs pelo setor público. Constata-se que setores empresariais vinculados a algumas esferas da educação, sobretudo da educação a distância por meio de venda de recursos tecnológicos e com atuação de EdThecs buscam efetivar a mercoaprendizagem de modo oportunista e sem considerar o futuro da educação pública estatal e dos estudantes das camadas populares.

Biografia do Autor

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Centro Universitário Inta (UNINTA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Centro Universitário Inta (UNINTA). 

Kátia Regina Rodrigues Lima, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA). 

Frederico Jorge Ferreira Costa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). 

Referências

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Publicado
2022-06-24