O ENSAIO DA IMPLANTAÇÃO DA MERCOAPRENDIZAGEM DAS EDTHECS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA PANDEMIA DA COVID-19
Abstract
O texto busca discutir os impactos da pandemia da Covid-19 no setor educacional considerando a ascensão e aprofundamento da mercoaprendizagem. O alcance do contágio atingiu diretamente os sistemas educacionais de todo globo. A educação remota surge como solução dos governos para reduzir as consequências da suspensão das aulas. A utilização desses recursos de modo centralizado expressa os interesses do mercado da aprendizagem, uma vez que a financeirização da educação é aprofundada a partir da compra de pacotes de empresas de EdTechs pelo setor público. Constata-se que setores empresariais vinculados a algumas esferas da educação, sobretudo da educação a distância por meio de venda de recursos tecnológicos e com atuação de EdThecs buscam efetivar a mercoaprendizagem de modo oportunista e sem considerar o futuro da educação pública estatal e dos estudantes das camadas populares.
References
AFONSO, Almerindo Janela. A educação superior na economia do conhecimento, a subaternização das ciências sociais e humanas e a formação de professores; Avaliação, Campinas, v. 20, n. 2, p. 269-291, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.590/S1414-40772015000200002>. Acesso em: 27 mai. 2020.
BALL, Stephen J. Política educacional global: reforma e lucro. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos em Política Educativa, v. 3, n. 1, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.015>. Acesso em: 04 jun. 2020.
BALL, Stephen J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, 2001. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol1iss2articles/ball.pdf>. Acesso em: 27 mai. 2020.
BALL, Stephen J.; YOUDELL, Deborah. Hidden privatisation in public education. Education International, 2007.
BASTOS, Remo Moreira Brito. No profit left behind: os efeitos da economia política global sobre a educação básica pública. Fortaleza: Nova Civilização, 2018.
CARNOY, M. Schooling in a corporate society: The political economy of education in America. McKay, 1975.
COLEMARX. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social – porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. 2020. Disponível em: <http://www.colemarx.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Colemarx-texto-cr%C3%ADtico-EaD-2.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2020.
GIROUX, Henry A. La guerra del neoliberalismo contra la educación superior. Barcelona: Herder Editorial, 2018.
HALE, Webster; PETHERICK, Phillips; Kira. COVID-19: Government Response Stringency. Our World in Data, 2020, Disponível em: <https://ourworldindata.org/grapher/covid-stringency-index?year=2020-05-08&country=BRA>. Acesso em: 10 mai. 2020.
JARVIS, P. Globalização e mercado da aprendizagem. In: LIMA, L. C. (Org.). Educação de adultos. Fórum III. Braga: Universidade do Minho/UEA, 2000. p. 29-41.
JOHNS HOPKINS UNIVERSITY. Coronavirus resource center. 2020. Disponível em: <https://coronavirus.jhu.edu/>. Acesso em: 23 mai. 2020.
KOYAMA, J. Making failure pay: for-profit tutoring, high-stakes testing, and public schools. University of Chicago Press, 2010.
LEHER, Roberto. Darwinismo social, epidemia e fim da quarentena: notas sobre os dilemas imediatos. Carta Maior, 29 de março, 2020. Disponível em: <https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Darwinismo-social-epidemia-e-fim-da-quarentena-notas-sobre-os-dilemas-imediatos/4/46972>. Acesso em: 16 mai. 2020.
LEYSHON, A.; THRIFT, N. The capitalization of almost everything: the future of finance and capitalism. Theory Culture and Society, v. 24, n. 7-8, p. 97-115, 2007.
LIMA, Claudio Márcio Amaral de Oliveira. Informações sobre o novo coronavírus (COVID-19). Radiol. Bras., v. 2, n. 6, 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/0100-3984.2020.53.2e1>. Acesso em: 18 mai. 2020.
MOELLER, Kathryn. Accounting for the corporate: na analytic framework for understanding corporations in education. Educational Researcher, v. 20, n. 10, p. 1-9, 2020.
OLSSEN, M.; PETERS, M. A. Neoliberalism, higher-education and the knowledge economy: fron the free Market to nowledge capitalismo. Journal of Education Policy, Londres, v. 20, n. 3, p. 313-345, 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/02680930500108718>. Acesso em: 27 mai. 2020.
PERONI, Vera; CAETANO, Maria Raquel; LIMA, Paula de. Reformas educacionais de hoje: as implicações para a democracia. Revista Retratos da Escola, v. 11, n. 21, 2017. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/793>. Acesso em: 04 jun. 2020.
RIKOWSKI, G. Privatização em educação e formas de mercadorias. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, 2017. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/810>. Acesso em: 25 mai. 2020.
THE ECONOMIST. The kids are not all right - When easing lockdowns, governments should open schools first. The Economist Today – publicado: 30/04/2020, 2020. Disponível em: <https://www.economist.com/leaders/2020/04/30/when-easing-lockdowns-governments-should-open-schools-first>. Acesso em: 25 mai. 2020.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Educação na Pandemia: Diretrizes para o aproveitamento do horário letivo pós-pandemia está quase pronto, diz CNE. Todos pela Educação. 14 abr. 2020. Disponível em: <https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/Educacao-na-Pandemia-Diretrizes-para-o-aproveitamento-do-horario-letivo-pos-pandemia-esta-quase-pronto_-diz-CNE>. Acesso em: 14 mai. 2020.
UNESCO. Suspensão das aulas e resposta à COVID-19. 2020. Disponível em: <https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse>. Acesso em: 24 mai. 2020.
VAN DOREMALEN, N. et al. Aerosol and surface stability of Sars-CoV-2 as compared with sars-cov-1. New Eng J Med., v. 17, p. 1-4, 2020. Disponível em: <https://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/NEJMc2004973?articleTools=true>. Acesso em: 16 mai. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).