PRODUTOS EDUCACIONAIS EM MESTRADOS PROFISSIONAIS: AVALIANDO O BLOG NO CONTEXTO PEDAGÓGICO
Resumo
A elaboração de produtos educacionais constitui-se enquanto exigência dos Mestrados Profissionais da Área de Ensino - Área 46 da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O presente trabalho teve como escopo a apresentação do processo de validação de um produto educacional (blog) desenvolvido em paralelo a uma pesquisa realizada no Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), entre os anos de 2017 e 2019. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Os sujeitos participantes do estudo foram professores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (IFTO/Campus Porto Nacional). Realizou-se o estudo (validação do produto educacional) na segunda quinzena do mês de abril de 2019. Os resultados convergiram no sentido de concordância dos docentes quanto à implementação do blog nas práticas pedagógicas. O produto avaliado, em que pese a necessidade de algumas alterações (implementadas após o processo validativo), alcançou nota satisfatória entre os professores avaliadores.
Referências
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de área 2013. Área de avaliação: Ensino. Disponível em: http://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=Y2FwZXMuZ292LmJyfHRyaWVuYWwtMjAxM3xneDoxY2FmZGFjZGIyNzE3Nzlh. Acesso em: 02 mar. 2019.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; PEIXOTO, Joana; CARVALHO, Rose Mary Almas de. “A tecnologia não tem que ser maior que o professor”: a visão dos professores quanto ao uso de tecnologias no contexto escolar. Revista Educação e Cultura Contemporânea. v. 12. n. 31. 2016. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/1512/1125. Acesso em: 18 ago. 2018.
FEEMBERG, A. O que é filosofia da tecnologia? 2003. Disponível em: https://www.sfu.ca/~andrewf/Feenberg_OQueEFilosofiaDaTecnologia.pdf. Acesso em: 03 mai. 2019.
FRANCO, Maria de Fátima. Blog educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE – UFJF – 2005. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/416/402. Acesso em: 06 mar. 2019.
GOMES, Maria João. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. VII Simpósio Internacional de informática educativa. Leiria, Portugal, 16-18 de novembro de 2005. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf. Acesso em: 04 mar. 2019.
LEVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
MALTA, Nigel Stewart Patriota; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Tecnologias da informação e comunicação no ensino superior de educação em direitos humanos. Revista Temas em Educação. João Pessoa, Brasil, v. 27, n.2, p. 90-118, jul/dez 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/37024/21605. Acesso em: 10 abr. 2019.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MORESI, Eduardo (org). Metodologia da pesquisa. Brasília: UCB, 2003, p. 9.
PEIXOTO, Joana. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos. Ano 23, v. 2, 2007. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110. Acesso em: 21 nov. 2018.
______. Relações entre sujeitos sociais e objetos técnicos: uma reflexão necessária para investigar os processos educativos mediados por tecnologias. Revista Brasileira de Educação. v. 20. nº 61. abr.-jun, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206103. Acesso em: 06 jul. 2018.
______. Tecnologia e mediação pedagógica: Perspectivas investigativas. In: KASSAR, M. C. M.; SILVA, F. C. T. (Orgs.), Educação e pesquisa no Centro-Oeste: Políticas Públicas e desafios na formação humana. Campo Grande: Ed. UFMS, 2012.
PEIXOTO, Joana; ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educação & Sociedade, (118): 253-268, v. 33, Campinas-SP, jan/mar, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v33n118/v33n118a16.pdf. Acesso em: 03 set. 2017.
PRETTO, Nelson De Luca. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia. 8. ed. Salvador: EDUFBA, 2013.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RIBEIRO, Renato Janine. O mestrado profissional na política atual O mestrado profissional na política atual da Capes. Revista Brasileira de Pós-Graduação. v. 2, n. 4, p. 8-15, jul. 2005. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/72/69. Acesso em: 03 mar. 2019.
SANCHO, Juana Maria; HERNANDEZ, Fernando. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SANTOS, Sônia Regina Mendes dos; SILVEIRA, Maria Cristina de Oliveira. Blogs de educadores: possíveis veículos de formação continuada? 36ª Reunião Nacional da ANPEd. 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08_2952_texto.pdf. Acesso em: 03 abr. 2019.
SILVA, Cintia Ramalho Caetano da. A percepção do aluno em relação ao uso da ferramenta blog na aprendizagem. Simpósio Internacional de Educação a Distância - SIED. Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância - ENPED. 8 a 27 de setembro de 2016. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/964/924. Acesso em: 10 abr. 2019.
TOSCHI, Mirza Seabra. Tecnologia e educação: contribuições para o ensino. Série-Estudos - Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande-MS, n. 19, p. 35-42, jan./jun. 2005. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/443/335. Acesso em: 18 ago. 2018.
VIANA NETO, Alcyr Alves. As Abordagens Pedagógicas da Educação Física que fundamentam a forma de uso das TIC pelos professores de Educação Física do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico do IFG. Goiânia-GO, 2014. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/713/1/ALCYR%20ALVES%20VIANA%20NETO.pdf. Acesso em: 04 set. 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).