PRODUTOS EDUCACIONAIS EM MESTRADOS PROFISSIONAIS: AVALIANDO O BLOG NO CONTEXTO PEDAGÓGICO

Abstract

A elaboração de produtos educacionais constitui-se enquanto exigência dos Mestrados Profissionais da Área de Ensino - Área 46 da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O presente trabalho teve como escopo a apresentação do processo de validação de um produto educacional (blog) desenvolvido em paralelo a uma pesquisa realizada no Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), entre os anos de 2017 e 2019. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Os sujeitos participantes do estudo foram professores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (IFTO/Campus Porto Nacional). Realizou-se o estudo (validação do produto educacional) na segunda quinzena do mês de abril de 2019. Os resultados convergiram no sentido de concordância dos docentes quanto à implementação do blog nas práticas pedagógicas. O produto avaliado, em que pese a necessidade de algumas alterações (implementadas após o processo validativo), alcançou nota satisfatória entre os professores avaliadores.

Author Biographies

Januario Neto Pereira Sarmento, Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO)

Doutorando em Economia, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Campus Porto Alegre. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG. Bacharelado em Administração Pública e Licenciatura em Pedagogia, ambos pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Alcyr Alves Viana Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(2014). Mestrado em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (1994) e Graduação em Gastronomia pela UNICESUMAR(2016). Atualmente é professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) - câmpus Goiânia. 

References

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de área 2013. Área de avaliação: Ensino. Disponível em: http://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=Y2FwZXMuZ292LmJyfHRyaWVuYWwtMjAxM3xneDoxY2FmZGFjZGIyNzE3Nzlh. Acesso em: 02 mar. 2019.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; PEIXOTO, Joana; CARVALHO, Rose Mary Almas de. “A tecnologia não tem que ser maior que o professor”: a visão dos professores quanto ao uso de tecnologias no contexto escolar. Revista Educação e Cultura Contemporânea. v. 12. n. 31. 2016. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/1512/1125. Acesso em: 18 ago. 2018.

FEEMBERG, A. O que é filosofia da tecnologia? 2003. Disponível em: https://www.sfu.ca/~andrewf/Feenberg_OQueEFilosofiaDaTecnologia.pdf. Acesso em: 03 mai. 2019.

FRANCO, Maria de Fátima. Blog educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE – UFJF – 2005. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/416/402. Acesso em: 06 mar. 2019.

GOMES, Maria João. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. VII Simpósio Internacional de informática educativa. Leiria, Portugal, 16-18 de novembro de 2005. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf. Acesso em: 04 mar. 2019.

LEVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

MALTA, Nigel Stewart Patriota; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Tecnologias da informação e comunicação no ensino superior de educação em direitos humanos. Revista Temas em Educação. João Pessoa, Brasil, v. 27, n.2, p. 90-118, jul/dez 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/37024/21605. Acesso em: 10 abr. 2019.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MORESI, Eduardo (org). Metodologia da pesquisa. Brasília: UCB, 2003, p. 9.

PEIXOTO, Joana. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos. Ano 23, v. 2, 2007. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110. Acesso em: 21 nov. 2018.

______. Relações entre sujeitos sociais e objetos técnicos: uma reflexão necessária para investigar os processos educativos mediados por tecnologias. Revista Brasileira de Educação. v. 20. nº 61. abr.-jun, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206103. Acesso em: 06 jul. 2018.

______. Tecnologia e mediação pedagógica: Perspectivas investigativas. In: KASSAR, M. C. M.; SILVA, F. C. T. (Orgs.), Educação e pesquisa no Centro-Oeste: Políticas Públicas e desafios na formação humana. Campo Grande: Ed. UFMS, 2012.

PEIXOTO, Joana; ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educação & Sociedade, (118): 253-268, v. 33, Campinas-SP, jan/mar, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v33n118/v33n118a16.pdf. Acesso em: 03 set. 2017.

PRETTO, Nelson De Luca. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia. 8. ed. Salvador: EDUFBA, 2013.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RIBEIRO, Renato Janine. O mestrado profissional na política atual O mestrado profissional na política atual da Capes. Revista Brasileira de Pós-Graduação. v. 2, n. 4, p. 8-15, jul. 2005. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/72/69. Acesso em: 03 mar. 2019.

SANCHO, Juana Maria; HERNANDEZ, Fernando. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SANTOS, Sônia Regina Mendes dos; SILVEIRA, Maria Cristina de Oliveira. Blogs de educadores: possíveis veículos de formação continuada? 36ª Reunião Nacional da ANPEd. 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08_2952_texto.pdf. Acesso em: 03 abr. 2019.

SILVA, Cintia Ramalho Caetano da. A percepção do aluno em relação ao uso da ferramenta blog na aprendizagem. Simpósio Internacional de Educação a Distância - SIED. Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância - ENPED. 8 a 27 de setembro de 2016. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/964/924. Acesso em: 10 abr. 2019.

TOSCHI, Mirza Seabra. Tecnologia e educação: contribuições para o ensino. Série-Estudos - Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande-MS, n. 19, p. 35-42, jan./jun. 2005. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/443/335. Acesso em: 18 ago. 2018.

VIANA NETO, Alcyr Alves. As Abordagens Pedagógicas da Educação Física que fundamentam a forma de uso das TIC pelos professores de Educação Física do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico do IFG. Goiânia-GO, 2014. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/713/1/ALCYR%20ALVES%20VIANA%20NETO.pdf. Acesso em: 04 set. 2018.

Published
2021-11-09
Section
FLUXO CONTÍNUO - Artigos