ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO ENEM ACERCA DE RECURSOS VISUAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS

Palavras-chave: Educação Matemática. Meta-análise. Surdos.

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral: identificar as contribuições de recursos visuais no ensino de Matemática para alunos surdos em meio às produções científicas do Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, do tipo meta-análise, no banco de dados do ENEM, mais precisamente do III ao XIII Encontro (1990-2019), a fim de levantar artigos que discutam sobre tal contexto. Nos resultados, percebeu-se que poucas são as pesquisas que focam na Educação Matemática no contexto inclusivo, e menos ainda as que abordam sobre recursos visuais no ensino de Matemática para alunos surdos. No entanto, acredita-se que esses recursos possui grande relevância no ensino dessa disciplina, uma vez que a modalidade de comunicação de pessoas surdas é a espaço-visual.

Biografia do Autor

Daniela Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe-UFS

Especialista em Educação Especial com ênfase em Libras. Graduada em Letras-Português/Espanhol (UNIT), Graduada em Matemática Licenciatura (UFS). Faculdade Jardins. 

Alanne de Jesus Cruz, Universidade Federal de Sergipe-UFS

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS), Especialista em Libras: Tradução, Interpretação e Ensino (FANESE), Graduação em Matemática Licenciatura (UFS), Universidade Federal de Sergipe. 

José Affonso Tavares Silva, Universidade Federal de Sergipe-UFS

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS), Especialista em Libras (UCAM). Graduado em Pedagogia (FASVIPA), Graduando em Letras Libras (UFS). Universidade Federal de Sergipe. 

Referências

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Publicado
2021-07-13