ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO ENEM ACERCA DE RECURSOS VISUAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS
Abstract
Este estudo tem como objetivo geral: identificar as contribuições de recursos visuais no ensino de Matemática para alunos surdos em meio às produções científicas do Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, do tipo meta-análise, no banco de dados do ENEM, mais precisamente do III ao XIII Encontro (1990-2019), a fim de levantar artigos que discutam sobre tal contexto. Nos resultados, percebeu-se que poucas são as pesquisas que focam na Educação Matemática no contexto inclusivo, e menos ainda as que abordam sobre recursos visuais no ensino de Matemática para alunos surdos. No entanto, acredita-se que esses recursos possui grande relevância no ensino dessa disciplina, uma vez que a modalidade de comunicação de pessoas surdas é a espaço-visual.
References
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF, 2015.
FERNANDES, S. H. A. A.; HEALY, L. Rumo à educação matemática inclusiva: reflexões sobre nossa jornada. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 7, n. 4, p. 28-48, 2016.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
JESUS, T. B de.; THIENGO, E. R. O uso de materiais multissensoriais para o ensino e aprendizagem do conteúdo de contagem: o universo surdo e down. Anais... XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo – SP, 2016.
KLAUS, V. L. C.A; BOSCARIOLI, C. Tecnologias digitais como recursos de apoio para o professor de matemática de alunos surdos. Anais...XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo – SP, 2019.
LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 2. ed. rev. Campinas, SP, 2019.
ROCHA, F. B. M.; KAWASAKI, T. F. Desenvolvimento de conceitos da geometria espacial com alunas surdas à luz da teoria histórico-cultural. Anais...XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo – SP, 2016.
SALES, E. R de. A visualização no ensino de Matemática: uma experiência com alunos surdos. Anais...XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba – PR, 2013.
SALES, E. R de. Matemática e Ciências na cidade: um projeto de ensino interdisciplinar com alunos surdos. Anais...X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador – BA, 2010.
SANTOS, M. C.C. Inclusão do aluno surdo em aulas de matemática. Anais...XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo – SP, 2019
SILVA, D. K dos. A. B da.; CARVALHO, L. P de.; SILVA, J. J da. Teorema de Pitágoras e as etapas das ações mentais de Galperin: uma proposta para alunos surdos e ouvintes. Anais...XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo – SP, 2016.
SILVA, D. K. dos et al. Teorema de Pitágoras e as etapas das ações mentais de Galperin: uma proposta para alunos surdos e ouvintes. Anais...XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo – SP, 2016.
SILVA, J. A. T. A ludomatemática na educação de estudantes surdos(as) na perspectiva inclusiva. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Federal de Sergipe – UFS, São Cristóvão-SE, 2019.
SILVA, J. A. T.; MAIA, A. M. F.; LIMA, R. P de. Implicações do uso de jogos lúdicos no processo de ensino da libras como segunda língua para pessoas ouvintes. Revista diálogos, v. 7, n. 2, p. 187-200, 2019.
TEÓFILO, F. R. P. Elaboração de uma trajetória hipotética de aprendizagem: um instrumento para a compreensão dos conhecimentos mobilizados por uma professora bilíngue. Anais...XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo – SP, 2016.
VIANNA, et al. Trabalhando o conceito de área com alunos surdos e alunos com deficiência visual por meio de material acessível. Anais...XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo – SP, 2019.
ZWAN, L. D et al. Desenvolvimento de conceitos da geometria espacial com alunas surdas à luz da teoria histórico-cultural. Anais...XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo – SP, 2016.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).