ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO ENEM ACERCA DE RECURSOS VISUAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS
Resumen
Este estudo tem como objetivo geral: identificar as contribuições de recursos visuais no ensino de Matemática para alunos surdos em meio às produções científicas do Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, do tipo meta-análise, no banco de dados do ENEM, mais precisamente do III ao XIII Encontro (1990-2019), a fim de levantar artigos que discutam sobre tal contexto. Nos resultados, percebeu-se que poucas são as pesquisas que focam na Educação Matemática no contexto inclusivo, e menos ainda as que abordam sobre recursos visuais no ensino de Matemática para alunos surdos. No entanto, acredita-se que esses recursos possui grande relevância no ensino dessa disciplina, uma vez que a modalidade de comunicação de pessoas surdas é a espaço-visual.
Citas
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF, 2015.
FERNANDES, S. H. A. A.; HEALY, L. Rumo à educação matemática inclusiva: reflexões sobre nossa jornada. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 7, n. 4, p. 28-48, 2016.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
JESUS, T. B de.; THIENGO, E. R. O uso de materiais multissensoriais para o ensino e aprendizagem do conteúdo de contagem: o universo surdo e down. Anais... XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo – SP, 2016.
KLAUS, V. L. C.A; BOSCARIOLI, C. Tecnologias digitais como recursos de apoio para o professor de matemática de alunos surdos. Anais...XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo – SP, 2019.
LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 2. ed. rev. Campinas, SP, 2019.
ROCHA, F. B. M.; KAWASAKI, T. F. Desenvolvimento de conceitos da geometria espacial com alunas surdas à luz da teoria histórico-cultural. Anais...XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo – SP, 2016.
SALES, E. R de. A visualização no ensino de Matemática: uma experiência com alunos surdos. Anais...XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba – PR, 2013.
SALES, E. R de. Matemática e Ciências na cidade: um projeto de ensino interdisciplinar com alunos surdos. Anais...X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador – BA, 2010.
SANTOS, M. C.C. Inclusão do aluno surdo em aulas de matemática. Anais...XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo – SP, 2019
SILVA, D. K dos. A. B da.; CARVALHO, L. P de.; SILVA, J. J da. Teorema de Pitágoras e as etapas das ações mentais de Galperin: uma proposta para alunos surdos e ouvintes. Anais...XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo – SP, 2016.
SILVA, D. K. dos et al. Teorema de Pitágoras e as etapas das ações mentais de Galperin: uma proposta para alunos surdos e ouvintes. Anais...XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo – SP, 2016.
SILVA, J. A. T. A ludomatemática na educação de estudantes surdos(as) na perspectiva inclusiva. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Federal de Sergipe – UFS, São Cristóvão-SE, 2019.
SILVA, J. A. T.; MAIA, A. M. F.; LIMA, R. P de. Implicações do uso de jogos lúdicos no processo de ensino da libras como segunda língua para pessoas ouvintes. Revista diálogos, v. 7, n. 2, p. 187-200, 2019.
TEÓFILO, F. R. P. Elaboração de uma trajetória hipotética de aprendizagem: um instrumento para a compreensão dos conhecimentos mobilizados por uma professora bilíngue. Anais...XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo – SP, 2016.
VIANNA, et al. Trabalhando o conceito de área com alunos surdos e alunos com deficiência visual por meio de material acessível. Anais...XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo – SP, 2019.
ZWAN, L. D et al. Desenvolvimento de conceitos da geometria espacial com alunas surdas à luz da teoria histórico-cultural. Anais...XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo – SP, 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).