ANÁLISE DA FALA-EM-INTERAÇÃO DE ENTREVISTADA SURDA E ENTREVISTADOR OUVINTE ENTRE PERGUNTAS E RESPOSTAS – CONTRIBUIÇÕES PARA OS ESTUDOS SURDOS
Resumo
Esse estudo analisa a coconstrução da interação entre entrevistada surda e entrevistador ouvinte e, também, as formas de perguntar e de responder no percurso interacional. A fundamentação teórica estará centrada nos estudos da Fala-em-Interação, com foco nas categorias analíticas de perguntas, respostas, afiliação e desafiliação. A metodologia de pesquisa é qualitativa e interpretativista, com geração de dados em entrevista de pesquisa. Os resultados apontam que ocorrem: (i) pedidos de relatos do entrevistador ouvinte para a entrevistada surda sobre as suas experiências interacionais em espaço escolar; (ii) momentos em que a entrevistada surda não responde às perguntas do entrevistador ouvinte, demonstrando desafiliação no percurso interacional; (iii) momentos de sobreposições das sinalizações/falas, entre os participantes, denotando falta de atenção ao tópico selecionado e, em outros momentos, os interactantes afiliam-se e coconstroem detalhes da narrativa de conflito.
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