ANÁLISE DA FALA-EM-INTERAÇÃO DE ENTREVISTADA SURDA E ENTREVISTADOR OUVINTE ENTRE PERGUNTAS E RESPOSTAS – CONTRIBUIÇÕES PARA OS ESTUDOS SURDOS

  • Glauber de Souza Lemos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Sinalização/Fala-em-Interação. Entrevista de Pesquisa. Perguntas e respostas. Afiliação e Desafiliação. Estudos Surdos.

Resumo

Esse estudo analisa a coconstrução da interação entre entrevistada surda e entrevistador ouvinte e, também, as formas de perguntar e de responder no percurso interacional. A fundamentação teórica estará centrada nos estudos da Fala-em-Interação, com foco nas categorias analíticas de perguntas, respostas, afiliação e desafiliação. A metodologia de pesquisa é qualitativa e interpretativista, com geração de dados em entrevista de pesquisa. Os resultados apontam que ocorrem: (i) pedidos de relatos do entrevistador ouvinte para a entrevistada surda sobre as suas experiências interacionais em espaço escolar; (ii) momentos em que a entrevistada surda não responde às perguntas do entrevistador ouvinte, demonstrando desafiliação no percurso interacional; (iii) momentos de sobreposições das sinalizações/falas, entre os participantes, denotando falta de atenção ao tópico selecionado e, em outros momentos, os interactantes afiliam-se e coconstroem detalhes da narrativa de conflito.

Biografia do Autor

Glauber de Souza Lemos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Sociolinguista e Estudioso da Tradução, focado em análises de conflito e em estudos de práticas de translinguagem e de multimodalidade nas interações sociais. Atualmente é mestre e doutorando em Letras/Estudos da Linguagem (Linguística Aplicada), do Programa de Pós-Graduação de Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGEL/PUC-Rio), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), desde 2017. Também é Tradutor-Intérprete de Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa (TILSP) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Referências

BOLDEN, G. B.; MANDELBAUM, J.; WILKINSON, S. Pursuing a response by repairing an indexical reference. Research on Language & Social Interaction, n. 45, v. 2, 2012, p. 137-155.

BRITO, L. F. Por uma gramática da Língua de Sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.

CLARK, J. A.; MISHLER, E. G. Prestando atenção às histórias dos pacientes: o reenquadre da tarefa clínica. In: RIBEIRO, B. T.; LIMA, C. C.; DANTAS, M. T. L. (orgs.). Narrativa, Identidade e Clínica. Rio de Janeiro: Edições IPUB, 2001.

DE FINA, A.; PERRINO, S. Introduction: interviews versus ‘natural’: a false dilemma. Language in Society, v. 40, p. 1-11, 2011.

DENZIN, N.; LINCOLN, Y. S.; NETZ, S. R.; e colaboradores. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, [2003] 2006.

FREITAS, L. C. B.; PEREIRA, M. G. D. (orientadora); STAROSKY, P. (coorientadora). Interação em sala de aula em Libras e Português com experiências transidiomáticas: enquadres de professor e alunos surdos e ouvintes. Tese de Doutorado em Letras/Estudos da Linguagem – Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2019.

FERNANDES, S.; MOREIRA, L. C. Políticas de educação bilíngue para surdos: o contexto brasileiro. Educar em Revista, edição especial, n. 2, 2014.

FISHMAN, P. O trabalho que as mulheres realizam nas interações. In: OSTERMAN, A. C.; FONTANA, B. (orgs). Linguagem, gênero, sexualidade. Clássicos traduzidos. São Paulo, Parábola, 2010 [1978].

GARCEZ, P. M. A perspective da análise da conversa etnometodológica sobre o uso da linguagem em interação social. In: LODER, L. L.; JUNG, N. M. (orgs.). Fala-em-interação social: introdução à Análise da Conversa Etnometodológica. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2008.

GOODWIN, C. The interactive construction of a sentence in natural conversation. In: PSATHAS, G. (Ed.). Everyday language: Studies in ethnomethodology. New York: Irvington, 1979, p. 97-121.

GOODWIN, C. Professional vision. American Anthropologist, 96, 1994, p. 606-633.

GOFFMAN, E. A situação negligenciada. In: RIBEIRO, B. T.; GARCEZ P. M. Sociolinguística Interacional. São Paulo, Edições Loyola, 2013 [1964].

JEFFERSON, G. Sequencial aspects of storytelling in conversation. In: SCHENKEIN, J. (ed.). Studies in the Organization of Conversational Interaction. New York, 1978.

HAYANO, K. Question design in conversation. In: SIDNELL, J.; STIVERS, T. (eds.). The Handbook of Conversation Analysis. UK: Wiley-Blackwell, 2013.

HERITAGE, J. A change-of-state token and aspects of its sequential placement. In: ATKINSON, J. M.; HERITAGE, J. (eds.). Structures of social action: Studies in conversation analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1984. p. 299 – 345.

KLEIMAN, A. B. Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: MOITA LOPES, L. P. (orgs.). Linguística Aplicada na modernidade recente: festschirift para Antonieta Celani. 1ª. Ed. São Paulo: Parábola editorial, 2013.

LEMOS, G.; PEREIRA, M. G. D. (Orientadora); FAVORITO, W. (Coorientadora). Narrativas de conflito com alunos surdos e intérpretes de Libras nas relações com a família, a escola e atividades profissionais. Rio de Janeiro, 2019. 233p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

LINDSTRÖM, A.; SORJONEN, M-L. Affiliation in Conversation. In: SIDNELL, J.; STIVERS, T. (eds.). The Handbook of Conversation Analysis. UK: Wiley-Blackwell, 2013.

LODER, L. L. 2008. O modelo Jefferson de transcrição: convenções e debates. In: LODER, L. L.; JUNG, N. M. (orgs). Fala-em-interação social: introdução à Análise da Conversa Etnometodológica. Campinas/São Paulo: Mercado de Letras, 2008.

MCILVENNY, Paul. Seeing Conversations: Analysing Sign Language Talk. In: Paul tem HAVE; George PSATHAS. Situated Order: Studies in the Social Organisation of Talk and Embodied Activities. Washington/US: University Press of America, 1995. p. 129-150.

MISHLER, E. G. Research Interviewing. Context and Narrative. Cambridge: Harvard University Press, 1986.

MOITA LOPES, L. P. Introdução: uma linguística aplicada mestiça e ideológica - interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma Linguística Aplicada INdisciplinar. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, p. 13-44, 2006.

MOITA LOPES, L. P. Introdução. Fotografias da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares. In: MOITA LOPES, L. P. Linguística aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, pp. 15-38.

OCHS, E.; JACOBY, S. Co-construction: an introduction. Research on language and social interaction, n. 28, v. 3, p. 171-183, 1995.

PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics: a critical introduction. Mahawah: Lawrence Erlbaum, 2001.

PLAZA-PUST, C.; MORALES-LÓPEZ, E. Sign Bilingualism: Language development, interaction, and maintenance in sign language contact situations. Amsterdam / Philadelphia: ohn Benjamins Publishing Company, 2008.

POLANY, L. Telling the American Story: a structural and cultural analysis of conversational storytelling. Cambridge, MIT, 1989.

POMERANTZ, A. Pursuing a response. In: ATKINSON J. M.; HERITAGE, J. (eds.). Structures of social action. Cambridge, England: Cambridge University Press, 1984, pp. 152–164.

PSATHAS, George. Conversation Analysis. The study of talk-in-interaction. Thousand Oaks, Sage Publications, 1995.

RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. L (orgs.). Sociolinguística Interacional. São Paulo: Edições Loyola, 2013 [1998].

ROULSTON, K. Considering quality in qualitative interviewing. Qualitative Research, 2010.

ROY, C. A sociolinguistic analysis of the interpreter’s role in the turn exchanges of an interpreted event. Unpublished Ph.D. Dissertation, Georgetown University, 1989.

ROY, C. Interpreting as a discourse process. New York: Oxford University Press, 2000.

SACKS, H.; SCHEGLOFF, E.; JEFFERSON, G. The simplest systematics for turn-taking in conversation. Language, v. 50, n. 4, p. 696-735, 1974.

SCHEGLOFF, E. A. Sequencing in conversational openings. American Anthropologist, n. 70, v. 6, 1968, p. 1075–1095.

SCHEGLOFF, E. A. Between micro and macro: contexts and other connections. In: J. K. C. ALEXANDER; B. GIESEN; R. MUNCH; N. J. SMELSER (orgs.). The micro-macro link. Berkeley, University of California Press, 1987, p. 207-234.

SCHEGLOFF, E. A.; SACKS, H. Opening up closings. Semiotica, v. 8, 1973, p. 289–327.

SKLIAR, C. B. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2015 [1998].

STEENSIG, J.; DREW, P. Introduction: questioning and affiliation/disaffiliation in interaction. Discourse Studies, n. 10, v. 5, 2008, p. 5-15.

STIVERS, T. Stance, alignment, and affiliation during storytelling: When nodding is a token of affiliation. Research on Language and Social Interaction, v. 41, 2008, p. 31–57.

Van HERREWEGHE, Mieke. Turn-Taking Mechanisms and Active Participation in Meetings with Deaf and Hearing Participants in Flanders. In: LUCAS, Ceil. Turn-talking, fingerspelling, and contact in signed languages. The Sociolinguistcs in Deaf Communities Series. Washington, D.C./US: Gallaudet University Press, 2002. p. 73-103.

WEST, C.; ZIMMERMAN, D. H. Pequenos insultos: estudo sobre interrupções em conversas entre pessoas desconhecidas e de diferentes sexos. In: OSTERMANN, A. C.; FONTANA, B. (orgs). Linguagem, gênero, sexualidade. Clássicos traduzidos. São Paulo, Parábola, 2010.

WINSTON, Elizabeth A; ROY, Cynthia. Discourse analysis and sign languages. In: SCHEMBRI, Adam C.; LUCAS, Ceil. Sociolinguistics and Deaf Communities. United Kingdom: Cambridge University Press, 2015. p. 99-121.

Publicado
2021-02-10