INFRAESTRUTURA ESCOLAR E RECURSOS MATERIAIS: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA

Palavras-chave: Infraestrutura. Recursos materiais. Educação Física. Ensino Fundamental.

Resumo

Analisa do ponto de vista discente, a infraestrutura e os recursos materiais disponibilizados para as aulas de Educação Física da rede pública de Miranorte/TO. Emprega uma pesquisa de campo descritiva-interpretativa, realizada por meio de observações de aulas registradas em diário de campo e em imagens fotográficas, aliada à aplicação de um questionário a 94 discentes do 9º ano do Ensino Fundamental II. As respostas, analisadas com auxílio do software Iramuteq, mostraram que a avaliação negativa por parte dos estudantes deve-se ao fato de o espaço físico e os materiais serem precários e insuficientes para promover experiências diversificadas de práticas corporais, bem como colocar em risco a saúde dos escolares. Esses fatores geram, como consequência, desmotivação para a participação nas aulas.

Biografia do Autor

João Paulo Ximenes Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Professor de Educação Física, licenciado pela UFT. Membro do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física (GIPEF/UFT/CNPq)

Marciel Barcelos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Professor do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFT. Líder do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física (GIPEF).

Rodrigo Lema Del Rio Martins, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Professor do curso de Licenciatura em Educação Física da UFT. Líder do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física (GIPEF/UFT/CNPq).

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Publicado
2020-06-23