PRÁTICAS CORPORAIS E EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS

Palavras-chave: Educação Física. Práticas corporais. Cultura. Escola.

Resumo

O artigo discute algumas características da cultura contemporânea, caracterizada pelo consumismo, pela busca do prazer associada à valorização de uma cultura somática e pela volatilidade das práticas sociais, incluindo as que envolvem o corpo em movimento. Assume, sem restringir-se a elas, a sociologia de Zygmunt Bauman como referência para as reflexões realizadas. Extrai algumas consequências do diagnóstico construído para a educação escolar e, em particular, para a Educação Física e o universo das práticas que compõem a cultura corporal de movimento.

Biografia do Autor

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, Ijuí, RS, Brasil.

Ivan Marcelo Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Professor da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, Vitória, ES, Brasil.

Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (Ufpr). Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, Ijuí, RS, Brasil.

Felipe Quintão de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Professor da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, Vitória, ES, Brasil.

Valter Bracht, Universidade Federal do Espírito-Santo

Doutor pela Universität Oldenburg. Professor da Universidade Federal do Espírito-Santo – Ufes, Vitória, ES, Brasil.

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Publicado
2020-06-23