LINGUAGENS E SABERES AFRO-INDÍGENAS EM CONTEXTO DE ENSINO NA AMAZÔNIA (MUSEU DO MARAJÓ/PA)
Resumo
Este trabalho surgiu de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Pará, concluída em 2019. Tendo O Museu do Marajó como lócus de trabalho, apresentamos um estudo que objetiva uma reflexão sobre a presença afro-indígena no Marajó a partir do que fora representado por Giovanni Gallo no acervo permanente do museu. Sendo o acervo constituído por artefatos denominados de Computadores do Caboclo Marajoara que se tornaram atração turística devido à singularidade de sua composição material, seu conteúdo, e dispositivos interativos. Por meio de uma abordagem qualitativa com pesquisa do tipo bibliográfica e vivência em campo, analisamos os dados obtidos sobre perspectiva histórica e linguística desses povos, imersos no contexto do ensino. Os resultados revelaram a relação amalgamada entre culturas afro-indígenas e o Museu do Marajó. Sobretudo, a cosmologia do caboclo marajoara, fruto de miscigenação, do contato interétnico de povos que resistiram à opressão colonial na Amazônia.
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