EDUCADORES, TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES SOCIAIS: EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

  • Elisa Maria Andrade Brisola Universidade de Taubaté
  • Suzana Lopes Salgado Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Eladio Sebastián-Heredero Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Papel do Educador. Educação. Espaço Público.

Resumo

No contexto contemporâneo de fratura do tecido social por razões políticas, econômicas e culturais, as relações sociais são atravessadas pela intolerância e o desrespeito ao outro em um mundo cada vez mais diverso. A educação formal, por sua vez, encontra-se imersa em tantas tarefas – dada a burocratização do trabalho docente – que não encontra lugar para a reflexão crítica acerca dessa questão. Nesse sentido, evidencia-se no presente artigo, de natureza bibliográfica, a contribuição da educação não-formal e de educadores sociais na construção de espaços que permitam o diálogo e a vivência da diversidade, com vistas à cidadania. A educação não-formal e o educador social se destacam dada sua capacidade de leitura crítica da realidade e dos aspectos históricos de uma dada formação social. Assim, os vínculos com teóricos da diversidade mostram caminhos de experiências, contextos e práticas nos quais educadores sociais contribuíram para a percepção e respeito ao outro.

Biografia do Autor

Elisa Maria Andrade Brisola, Universidade de Taubaté

Mestre e doutora em Serviço Social pela PUCSP. Professora do Curso de Especialização em Instrumentalidade do Serviço Social, do Curso de Serviço Social e do Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté. Professora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do UNIS-MG.

Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Eladio Sebastián-Heredero, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela "Universidad de Alcalá" (Alcalá de Henares-Espanha). Professor Visitante Estrangeiro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado
2020-03-31