EDUCADORES, TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES SOCIAIS: EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Abstract
No contexto contemporâneo de fratura do tecido social por razões políticas, econômicas e culturais, as relações sociais são atravessadas pela intolerância e o desrespeito ao outro em um mundo cada vez mais diverso. A educação formal, por sua vez, encontra-se imersa em tantas tarefas – dada a burocratização do trabalho docente – que não encontra lugar para a reflexão crítica acerca dessa questão. Nesse sentido, evidencia-se no presente artigo, de natureza bibliográfica, a contribuição da educação não-formal e de educadores sociais na construção de espaços que permitam o diálogo e a vivência da diversidade, com vistas à cidadania. A educação não-formal e o educador social se destacam dada sua capacidade de leitura crítica da realidade e dos aspectos históricos de uma dada formação social. Assim, os vínculos com teóricos da diversidade mostram caminhos de experiências, contextos e práticas nos quais educadores sociais contribuíram para a percepção e respeito ao outro.
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