A ATIVIDADE TURÍSTICA SOB O ENFOQUE DA PEDAGOGIA SOCIAL

Palavras-chave: Educação não-formal. Turismo. Comunidade.

Resumo

Esta comunicação reflete a articulação do binômio turismo-educação, o papel da educação no turismo e vice-versa, sob o enfoque social, apresenta breve relato sobre o projeto “Valorização e capacitação técnica de jovens e mulheres para o turismo” e da importância para a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foi realizada pesquisa bibliográfica e análise dos relatos de experiências no projeto. Os arcabouços da pedagogia social possibilitaram a construção de diálogos interativos entre os saberes sobre e para a comunidade participante; um modelo metodológico de intervenção em educação social, com aprendizagens não formais para um turismo humanizado. Os resultados apontam a importância da Pedagogia Social na educação não escolar como instrumento de inclusão, socialização, lazer e fortalecimento do sentimento de pertença da comunidade. Apresenta-se uma nova concepção de turismo que amplia o espaço do consumo turístico em espaço de educação intra e extraclasse na valorização da cultura local.

Biografia do Autor

Kerley Santos Alves, Universidade Federal de Ouro Preto

Pós-doutora em Democracia, Cidadania e Direito pelo Centro de Estudos Sociais de Coimbra, Portugal.

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Publicado
2020-04-24