ETAPAS E MOMENTOS DA INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIREANA NO CONTEXTO DA ESCOLA DA COLÔNIA DE PESCADORES Z-3

Palavras-chave: Abordagem Temática. Currículo. Problematização. Dialética. Tema Gerador.

Resumo

O artigo apresenta uma proposta teórico-metodológica de ressignificação curricular da Escola Estadual Colônia de Pescadores Z-3. A proposta intitulada Ação Temática da Práxis Significativa buscou, a luz da Investigação Temática desenvolvida por Freire (1987), associar e relacionar as etapas da Abordagem Temática Freireana (DELIZOICOV, ANGOTTI e PERNAMBUCO, 2011) e dos Momentos da Práxis Curricular Via Tema Gerador (SILVA, 2004). Neste sentido, objetivou-se investigar de que forma as propostas podem ser associadas e relacionadas, para contribuir na produção de um processo que possibilite pensar na emersão do tema gerador e na ressignificação curricular com enfoque no ensino de Ciências e relações sociais na Colônia de Pescadores. Foram analisadas as propostas e apresentadas sínteses, bem como estudos que discutiram aproximações com o referencial teórico. Os resultados contribuíram para o desenvolvimento das etapas: Estudo Local Pedagógico; Diálogos Descodificadores; Rede de Relações Temáticas; Desenvolvimento em sala de aula; e Ação Temática da Práxis Significativa.

Biografia do Autor

Alex Sandro de Castro Garrido, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Pelotas. Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

Fábio André Sangiogo, Universidade federal de Pelotas

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

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Publicado
2020-05-07