ETAPAS E MOMENTOS DA INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIREANA NO CONTEXTO DA ESCOLA DA COLÔNIA DE PESCADORES Z-3
Résumé
O artigo apresenta uma proposta teórico-metodológica de ressignificação curricular da Escola Estadual Colônia de Pescadores Z-3. A proposta intitulada Ação Temática da Práxis Significativa buscou, a luz da Investigação Temática desenvolvida por Freire (1987), associar e relacionar as etapas da Abordagem Temática Freireana (DELIZOICOV, ANGOTTI e PERNAMBUCO, 2011) e dos Momentos da Práxis Curricular Via Tema Gerador (SILVA, 2004). Neste sentido, objetivou-se investigar de que forma as propostas podem ser associadas e relacionadas, para contribuir na produção de um processo que possibilite pensar na emersão do tema gerador e na ressignificação curricular com enfoque no ensino de Ciências e relações sociais na Colônia de Pescadores. Foram analisadas as propostas e apresentadas sínteses, bem como estudos que discutiram aproximações com o referencial teórico. Os resultados contribuíram para o desenvolvimento das etapas: Estudo Local Pedagógico; Diálogos Descodificadores; Rede de Relações Temáticas; Desenvolvimento em sala de aula; e Ação Temática da Práxis Significativa.
Références
ARAÚJO, L.B. Os Três Momentos Pedagógicos como estruturantes de currículos. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde. Santa Maria/RS: UFSM, 2015.
AULER, N.M.F.; AULER, D. Conhecer e executar currículos: ampliando o processo formativo de educadores(as). In: AULER, N.M.F.; AULER D. (Orgs.). Concepção e execução do currículo no processo formativo de Licenciandos do PIBID. Curitiba: CRV, 2015, p. 13-40.
BACHELARD, G. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2001.
CENTA, F.G.; MUENCHEN, C. O Despertar para uma Cultura de Participação no Trabalho com um Tema Gerador. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Florianópolis SC, v. 9, n.1, 2016. p. 263-291. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-153.2016v9n1p263> Acesso em: 10 jul. 2017.
CHAGAS, E. Ensino de física para o curso técnico integrado em alimentos problematizado na região de Coxim. 2014. 130 f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul: Campo Grande/MS, 2014.
DELIZOICOV, D. Conhecimento, tensões e transições. 1991. 219 f. (Tese de doutorado). Faculdade Artes e Educação /Universidade de São Paulo: São Paulo, 1991.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
DUSSEL, E. Ética da libertação na idade da globalização e exclusão. Petrópolis: Vozes, 2000.
FERREIRA, N.S.A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 18 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P.; SHOR I. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. 9ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FURLAN, A.B.S.; RICCI, E.C.; GOMES, C.G. S.; SILVA, A.F.G. Abordagem Temática no Currículo de Ciências: a perspectiva ético-crítica na concepção de lixo como condição humana. 2011. In. Anais... VIII ENPEC, Campinas, SP. Disponibilidade em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0412-1.pdf> Acesso em: 03 Mai. 2018.
GARRIDO, A.S.C. O Processo de investigação temática no contexto escolar da Colônia de Pescadores Z-3/ Pelotas – RS. 2019. 234 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Pelotas-RS. Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Disponibilidade em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4793> Acesso em: 10 Jan. 2020.
GARRIDO, A.S.C.; SANGIOGO, F.A. A Colônia de Pescadores Z-3 sob olhar de uma das etapas da investigação temática freireana. Expressa Extensão. Pelotas-RS, v. 24, n. 3. p, 104 -111, Set-Dez, 2019. Disponibilidade em: < https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/16261> Acesso em: 10 Jan. 2020.
GOHN, M. G. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. vol 1. São Paulo: Cortez, 2010.
GONÇALVES. C.; PIRES D.X.; OLIVEIRA. A. M. O. Investigação Temática no Contexto do Ensino de Ciências: Relações entre a Temática Lixo e a Educação Ambiental. In. Anais... IX ENPEC, Florianópolis, SC, 2017. Disponibilidade em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/lista_area_06.htm> Acesso em: 10 jul. 2017.
LAMBACH, M. Formação Permanente de Professores de Química da EJA na Perspectiva Dialógico-Problematizadora Freireana. 2013. 401 f. Tese. (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
LINDEMANN, R. H. Ensino de Química em escolas do campo com proposta agroecológica: contribuições a partir da perspectiva freireana de educação. 2010. 339 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
MAGALHÃES, R.S.; SOLINO, A.P.; SOUZA, P.S.; FONSECA, K.N.; NOVAIS, E.S.P.; GEHLEN, S. T. Situações-limite na Formação de Professores de ciências na perspectiva freireana: da percepção da realidade à dimensão pedagógica. Revista Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre – RS, v. 21, n. 3, p. 127-151. 2016. Disponibilidade em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/671> Acesso em: 10 jul. 2017.
MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2011.
MILLI J. C. L, SOLINO, A. P.; GEHLEN, S.T. A Análise Textual Discursiva na Investigação do Tema Gerador: Por onde e como começar? Revista Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, v. 23, n. 1. p.200-229, 2018. Disponibilidade em: < https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/905> Acesso em: 10 jul. 2017.
MILLI, J.C.L.; GEHLEN, S.T. A definição do Corpus no Levantamento Preliminar: potencialidades para o Ensino de Ciências. In. Anais ... XI ENPEC, Florianópolis, SC, 2017. Disponibilidade em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/listaresumos.htm> Acesso em: 10 jul. 2017.
NERES, C.A.; FONSECA, K.N.; MILLI, J.C.L.; GEHLEN, S.T. Rede Temática: uma construção colaborativa em uma escola dos anos iniciais de Itabuna/BA. In: Anais... XVIII ENEQ, Florianópolis – SC, 2016. Disponibilidade em:< http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0118-2.pdf > Acesso em: 10 jul. 2017.
NERES, C.A.; GEHLEN, S.T. Investigação Temática na Formação de Professores: Indicativos da Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em educação em Ciências, São Paulo – SP, v. 18, p. 239-267, 2018. Disponibilidade em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4529> Acesso em: 25 fev. 2019.
NOVAIS, E.P.S.; FONSECA, K.N.; SOUZA, P.; MAGALHÃES, R.; SOLINO, A.P.; GEHLEN, S. O processo de Redução Temática na Formação de Professores em Iguaído Tema Gerador - Para onde vai o lixo do meio rural de Iguaí/BA?. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 10, n.1, p. 77-103, novembro. 2017. Disponibilidade em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-53.2017v10n2p77 > Acesso em: 03 Mai. 2018.
PINTO, A.V. Consciência e realidade nacional: a consciência crítica. Rio de Janeiro: ISEB, 1960. v. 2: A consciência crítica.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO-SP/SME. Temas geradores e construção do programa. Caderno de Formação nº 3, 1991.
SAUL, A.; GIOVEDI, V.M. A Pedagogia de Paulo Freire como Referência Teórico Metodológica para Pesquisar e Desenvolver a Formação do Docente. E-curriculum, São Paulo, v. 4, n. 1, p.211-233, jan. 2016. Disponibilidade em: <http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/26570> Acesso em: 10 jul. 2017.
SILVA, A.F.G. (org.). A busca do tema gerador na práxis da educação popular. Curitiba, PR: Editora Gráfica Popular, 2007.
SILVA, A.F.G. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. 2004. 405 f. Tese (Doutorado em Educação). PPGEd/Currículo/PUC. São Paulo, 2004.
SOLINO, A.P.; GEHLEN, S.T. Abordagem temática freireana e o Ensino de Ciências por investigação: possíveis relações epistemológicas e pedagógicas. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre – RS, v. 19, p. 141-162, 2014. Disponibilidade em:<https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/100/71> Acesso em: 10 jul. 2017.
SOUZA, P. S; BASTOS, A. P.; FIGUEIREDO, P. S.; GEHLEN, S. T. Abordagem Temática Freireana e a Práxis Curricular via Tema Gerador no contexto de um grupo de professores de Ciências. In Anais... IX ENPEC, Florianópolis SC, 2013. Disponibilidade em:<http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0909-1.pdf> Acesso em: 10 jul. 2017.
SOUZA, P.S.; BASTOS, A.P.; FIGUEIREDO, P.S.; GEHLEN, S.T. Investigação Temática no Contexto do Ensino de Ciências: Relações entre a Abordagem Temática Freireana e a Práxis Curricular via Tema Gerador. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Florianópolis SC, v. 7, n. 2, 2014. Disponibilidade em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38222>. Acesso em: 10 jul. 2017.
TORRES, J.R. Educação Ambiental Crítico-Transformadora e Abordagem Temática Freireana. 2010. 456 f. Tese. (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
TORRES, J.R.; GEHLEN, S., MUENCHEN, C.; GONÇALVES, F.; LINDEMANN, R; GONÇALVES. Ressignificação curricular: contribuições da Investigação Temática e da Análise Textual Discursiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências. São Paulo – SP. v. 8, n. 2, 2008. Disponibilidade em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4021/2585>. Acesso em: 10 jul. 2017.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).